Agronegócio

Exposição nacional em Uberaba vai definir melhores da raça Nelore

Exposição vai até 20 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro; em 2024, novidade é a variedade Pelagens
Exposição nacional em Uberaba vai definir melhores da raça Nelore
Crédito: Reprodução Site ABCZ

Os melhores animais da raça Nelore serão conhecidos durante a 53ª da exposição brasileira da raça Nelore, a Expoinel Nacional. O evento, que vai até o dia 20 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, reunirá todas as variedades da raça: o Nelore, o Nelore Mocho e o Nelore Pelagens. Além dos julgamentos, onde serão eleitos os melhores exemplares do País, haverá ainda leilões. 

A expectativa é receber até 1 mil animais durante a Expoinel. Conforme o gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli, a exposição tem grande relevância para os produtores, uma vez que reúne os melhores animais da raça, sendo, portanto, uma oportunidade também para a geração de negócios e investimentos em melhoria genética. 

“A exposição é a de maior importância para a raça Nelore. É na Expoinel que finalizamos o ranking nacional de melhores criadores, expositores e animais da raça Nelore em todas as suas variedades, que são o Nelore, o Nelore Mocho e o Nelore Pelagens. Durante o evento, serão definidos os campeões nacionais. Então, é a exposição de participação obrigatória para quem participa no ranking nacional e, sem dúvida nenhuma, uma exposição de grande importância para a raça”, explica. 

Expoinel elege os melhor das raças Nelore e Nelore Mocho e Nelore Pelagens

Os julgamentos dos Nelore e Nelore Mocho começam nesta terça-feira, 15 de outubro, e as avaliações dos Nelore Pelagens serão no dia 16. Os grandes campeonatos de todas as variedades estão programados para acontecer no dia 19 de outubro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Justamente em função da do ranking nacional, dessa disputa pelos títulos de melhores do ano, é que a gente pode dizer com bastante segurança que na Expoinel nós teremos a presença dos principais criadores, dos principais expositores e os animais de maior destaque da raça”, acrescenta.

Quanto aos leilões, ao longo do evento, haverá uma extensa programação, todos chancelados pela ACNB. Assim, esses eventos reunirão os grandes criadores Nelore, Nelore Mocho e, pela primeira vez, Nelore Pelagens. Serão ofertadas genética de muita qualidade ao longo de toda a semana.

Programação variada

Com uma ampla programação de leilões e julgamentos, conforme Locatelli, a expectativa é reunir entre 900 e 1 mil animais de todas as variedades. Um dos destaques é a participação do Nelore Pelagens, que acontece pela primeira vez na Expoinel. 

“A grande maioria dos animais é Nelore, mas também teremos os Nelore Mocho e o Nelore Pelagens, sendo que esse último é inédito. Durante a Expoinel, nós finalizaremos o primeiro ano-calendário do ranking do Nelore Pelagens. Então, é um momento histórico para a raça e devemos ter um número bastante expressivo de animais participando da exposição”.

O evento conta ainda com diversos estandes de empresas fornecedoras de insumos para atividade pecuária, sendo, portanto, uma oportunidade para os pecuaristas conhecerem o que há de mais moderno em termos no mercado e em material genético para a produção pecuária.

O gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli, destaca a importância de Minas Gerais em relação à criação da raça Nelore. Segundo ele, o Estado se destaca tanto na criação do gado de leite quanto de corte

“Minas Gerais tem um rebanho significativo com aptidão leiteira, mas a pecuária bovina de corte também tem uma tradição muito forte no Estado. E isso, especialmente, quando se fala de Uberaba, que é o berço do zebu brasileiro, tendo como principal referência na aptidão para o corte a raça Nelore, que é o maior rebanho bovino de corte do País. Uberaba é referência na seleção da raça, é onde está sediada a ABCZ. Minas, como produtor de carne, como um Estado com aptidão para pecuária, é muito importante nesse segmento de seleção”.

ExpoBrahman acontece em conjunto com a Expoinel Nacional

Em conjunto com a Expoinel Nacional, acontece também a 20ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman). A edição de 2024 registrou recorde no número de animais inscritos, atingindo crescimento de 18% em relação à edição de 2023. Vindos de vários estados, os animais serão julgados de 16 a 20 de outubro, no “Brahman a Campo” e no “Julgamento de Pista”.

A ExpoBrahman ainda terá degustação de carne Brahman nos dias 16 e 17. Já no dia 18 de outubro, acontece o Leilão Genética do Futuro Portobello e Terra Verde.

“Dos eventos da raça realizados este ano, esse será o de maior expressão. Se compararmos com a ExpoZebu, que é a maior exposição das raças zebuínas, tivemos um crescimento de 60%. Será uma ExpoBrahman de muita qualidade em pista”, assegura o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas