Veja como será a 2ª ExpoLeite em Uberaba, evento que reúne a cadeia produtiva leiteira

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite, a 2ª ExpoLeite acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o evento é voltado para a cadeia do leite e reunirá expositores, capacitação, atualização, e os melhores animais das mais importantes raças zebuínas.
Durante a ExpoLeite, produtores poderão conhecer os avanços da genética, investir e trocar experiências. O evento é importante por reunir ferramentas e informações que podem tornar a produção leiteira mais competitiva, eficiente e tecnológica.
Segundo o diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ, Rodrigo Simões, as expectativas em relação ao evento, que está em sua segunda edição, são positivas.
“A primeira ExpoLeite, realizada em 2023, foi motivo de muita alegria pelo sucesso alcançado. Nós, da ABCZ, temos a certeza que a pecuária leiteira brasileira cresceu muito graças ao melhoramento genético do zebu, raça que está presente em mais de 80% das propriedades rurais produtoras de leite. Da década de 70 aos dias atuais, a produção brasileira cresceu quatro vezes, e isso se deu, certamente, pelo melhoramento genético”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Durante o evento, estarão no Parque Fernando Costa cerca de 550 animais das principais raças zebuínas leiteiras, como, por exemplo:
- Gir, Gir;
- Leiteiro;
- Sindi;
- Girolando;
- Guzerá;
- Guzolando.
Além disso, acontecerão três leilões e um shopping de animais. A 2ª edição da ExpoLeite também terá mostra de raças leiteiras, julgamentos, concurso leiteiro, palestras, cursos, homenagens e lançamentos para o setor.
Expoleite promove o desenvolvimento do setor
O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, explicou que a realização da feira é importante para o desenvolvimento da cadeia do leite. A criação do evento ocorreu após a Megaleite migrar para Belo Horizonte.
“A ExpoLeite é o retorno de uma feira para mostrar a importância do setor, da produção e para ressaltar um alimento tão importante como o leite. Então, a feira vem em um modelo moderno e traz ideias de outras feiras. Sabemos a força que a ABCZ tem com feiras que são vitrines, que levam informações”, explica.
A feira, segundo Cid, também tem o objetivo de cobrar ações e políticas voltadas para defender os produtores rurais brasileiros.
“A ExpoLeite é muito mais que os julgamentos e leilões. É momento para trazermos assuntos e pautas importantes. Além de falarmos sobre como produzirmos, é uma oportunidade para cobrar da classe política ações que defendam os produtores rurais brasileiros”, conclui.
Eventos diversos
Investir na melhoria genética é o caminho para aumentar a produtividade e tornar a produção de leite mais eficiente e sustentável. Assim, durante a ExpoLeite, produtores do setor terão a oportunidade de conhecer o que há de mais avançado em genética.
Os produtores que buscam potencializar o melhoramento genético terão à disposição animais da raça Gir Leiteiro de criatórios consagrados no País em três leilões de animais e embriões, além de um shopping de sêmen Gir Leiteiro.
Haverá, ainda, julgamentos das principais raças, como o Guzerá, Sindi, Guzerá Leiteiro, Guzolando, Gir Leiteiro e Girolando. Já o Concurso Leiteiro reunirá as raças Gir Leiteiro, Sindi, Girolando e Guzolando.
Conforme a ABCZ, todos os principais eventos da ExpoLeite serão no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, espaço coberto com mais de 4 mil metros quadrados, no interior do Parque Fernando Costa. Além da pista de julgamentos, o espaço abrigará, ainda, estandes comerciais para criadores, empresas agropecuárias e de alimentação.
Ouça a rádio de Minas