Agronegócio

Exportações de carne suína batem recorde em fevereiro

Exportações de carne suína batem recorde em fevereiro
Segundo a ABPA, a demanda asiática por proteínas segue forte, o que tem contribuído para as vendas de carne suína | Crédito: Rodolfo Buhrer/Reuters

São Paulo – As exportações de carne suína do Brasil avançaram 24,7% em fevereiro na comparação anual, atingindo volume recorde para o mês, enquanto a receita saltou 54,6% no período, disse ontem a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Segundo a entidade, os embarques do produto (in natura e processado) somaram 67,4 mil toneladas no mês passado, gerando receita de US$ 154,9 milhões.

Em comunicado, a ABPA destacou que a demanda asiática por proteínas segue forte, ressaltando que questões logísticas relacionadas à epidemia de coronavírus na China, principal compradora do produto brasileiro, não geraram impactos significativos no saldo das exportações.

“Ajustes logísticos garantiram o desembaraço das cargas no mercado chinês. O governo chinês prioriza o trânsito de alimentos”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra.
Na mesma nota, o diretor-executivo da associação, Ricardo Santin, acrescentou que o impacto do surto de peste suína africana na Ásia continua mantendo elevados os fluxos dos embarques, bem como os preços médios. A doença, fatal para porcos, mas inofensiva para humanos, dizimou o plantel de suínos da China desde meados de 2018.

Dessa forma, em fevereiro, a China elevou as compras de carne suína do Brasil em 161% na comparação com o mesmo mês de 2019, adquirindo sozinha um total de 31 mil toneladas.

Os números do setor de suínos em fevereiro se contrapõem aos registrados pela carne bovina, cujas vendas à China perderam força, com a indústria já sentindo efeitos da disseminação do coronavírus, segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).
De acordo com números da Abrafrigo, o recuo dos embarques de carne bovina em fevereiro foi de 6% no ano a ano, embora a receita tenha crescido 9%. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas