Agronegócio

Exportações brasileiras de cafés verdes sobem em setembro puxadas por grãos da nova safra

Exportações brasileiras de cafés verdes sobem em setembro puxadas por grãos da nova safra
Embarques do tipo arábica avançaram 18% e contabilizaram 2,926 milhões de sacas | Crédito: José Roberto Gomes/Reuters

São Paulo – As exportações de cafés verdes do Brasil alcançaram 3,073 milhões de sacas de 60 quilos em setembro, aumento de 7,1% no comparativo anual, puxado pela maior disponibilidade de grãos da variedade arábica provenientes da nova safra, disse na terça-feira (11) o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Somente os embarques do arábica somaram 2,926 milhões de sacas no mês passado, alta de 18%, compensando a queda de 62,2% nas vendas externas do café robusta, que ficaram em 147,32 mil sacas.

Considerando também o produto industrializado, as exportações totais de café atingiram 3,386 milhões de sacas, crescimento de 4,5% ante setembro do ano passado.

O maior ingresso dos cafés arábicas da nova safra contrabalança a intensa demanda das indústrias nacionais pelos cafés canéforas (robusta + conilon), disse em nota o presidente da entidade, Günter Häusler.

“As exportações de arábica subiram 18% ante setembro de 2021 e registraram o segundo melhor patamar dos últimos cinco anos. Assim, no total, a queda nos envios de conilon e robusta foi compensada, gerando um fechamento positivo no mês passado”, afirmou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas