Plataforma Ceasa Digital vai simplificar negociações dos produtores de hortifrutigranjeiros

O Sistema Faemg Senar, através do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), está apresentando aos produtores rurais mineiros a plataforma Ceasa Digital, ferramenta que promete revolucionar a forma como produtores rurais e compradores de hortifrutigranjeiros negociam seus produtos em todo o Brasil.
A plataforma faz parte do portfólio de startups da Novo Agroventures (modelo de inovação aberta, que desenvolve soluções inovadoras para o agronegócio com uma visão de curto, médio e longo prazo), do Inaes, e tem como objetivo conectar diretamente produtores e compradores, eliminando a necessidade de intermediários e ampliando as oportunidades de negócio para ambos os lados.
De acordo com o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha, o objetivo é incrementar o acesso a esse tipo de tecnologia para os produtores rurais.
Encurtamento da cadeia
“Os produtores de hortifruti geralmente ficam dependentes de atravessadores que vão buscar os produtos nas propriedades, ou eles têm que levar esses produtos diretamente para a Ceasa para que sejam comercializados. Sempre há um ou mais intermediários dentro do processo até que esse produto chegue às gôndolas do supermercado, aos mercadinhos ou mesmo ao consumidor”, explica.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O projeto atua com uma estratégia que é conhecida como encurtamento de cadeia. “Aproxima quem produz de quem quer comercializar o produto. É muito comum que os intermediários fiquem com boa parte do valor do produto que é comercializado hoje. Sem esse intermediário, o produtor pode receber algo mais justo”, aponta o gerente, destacando que o consumidor também é beneficiado ao adquirir um produto com um preço menor. “E quando falo consumidor, pode ser o final, mas também o lojista e o varejista”, aponta.
Na última terça-feira (11), foi a vez produtores rurais de Barbacena e região conhecerem a ferramenta. “Sabemos que os produtores são dependentes desses atravessadores. A partir do momento em que eles conhecerem a ferramenta, eles vão começar a ter uma liberdade de escolha maior. Nossa expectativa é de uma adesão gradativa, mas principalmente dos polos conhecidos como cinturões verdes, que como foi o caso de Barbacena, mas também temos na região de Brumadinho e outros, para começar o seu uso em breve”, projeta.
Rocha também adianta que o projeto deve ser apresentado na região do Triângulo Mineiro. “O pessoal de Uberaba está conversando conosco, além de outros municípios. Ainda não estamos com uma agenda fechada, mas, com certeza, vamos até as cidades, levar isso a outros locais para difundir para os produtores”, afirma.
Segundo o CEO e representante do marketplace Ceasa Digital, Juliano Basílio, em apenas um ano e meio de funcionamento a plataforma já conta com mais de 10 mil produtores cadastrados, quase 2 mil ofertas e centenas de negociações realizadas.
“É como um mercado livre para produtos agrícolas. O produtor cadastra seus produtos, especificando volumes e preços, e os compradores podem encontrá-los facilmente. A negociação é feita diretamente entre as partes, por meio do WhatsApp, e nós apenas facilitamos o contato,” explica. Ainda segundo Basílio, a plataforma Ceasa Digital conta com 310 produtores rurais em Minas Gerais.
Conheça as vantagens para os produtores:
- Maior visibilidade: os produtos ficam visíveis para compradores de todo o Brasil;
- Melhores preços: a negociação direta com os compradores permite obter preços mais justos;
- Redução da dependência de intermediários: eliminação da figura do “atravessador”, que muitas vezes fica com grande parte do lucro;
- Acesso a informações de mercado: a plataforma oferece dados sobre os preços praticados no mercado, auxiliando os produtores na tomada de decisões.
Os compradores também se beneficiam com a plataforma, tendo acesso a uma ampla variedade de produtos frescos e de qualidade, com preços competitivos. O Ceasa Digital facilita a busca por produtos específicos e permite o contato direto com os produtores, agilizando as negociações.
“Ficamos felizes com a receptividade em Barbacena. É uma região com grande potencial agrícola e estamos confiantes de que o Ceasa Digital vai ajudar as famílias de produtores a prosperarem no campo”, projeta o CEO.
Emater-MG também tem o seu canal para vendas diretas do produtor
Outra ferramenta para aproximar produtores e clientes é o ‘É do Campo’, que funciona como um canal de venda direta que conecta os agricultores familiares de Minas Gerais com os consumidores de todo o País. Iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o ‘É do Campo’ nasceu com o objetivo de ampliar as vendas da agricultura familiar, colocando os produtores rurais em contato direto com o consumidor, graças às tecnologias de comércio eletrônico.
A Emater-MG é referência no atendimento a milhares de produtores rurais do Estado e na execução de políticas públicas que promovem renda e melhoria da qualidade de vida no campo e uma das ações estratégicas da empresa é o Programa de Apoio à Comercialização Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar.
Ouça a rádio de Minas