Faemg lança programa Agro na Escola para ensinar sobre as cadeias produtivas do setor

O programa Agro na Escola foi lançado nesta segunda-feira (13), em Senhora dos Remédios, no Campo das Vertentes. A iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) vai proporcionar às crianças o conhecimento sobre as cadeias produtivas da agropecuária e a importância do setor, além de possibilitar a vivência do dia a dia em uma propriedade rural.
Minas Gerais, segundo a Federação, é um dos que mais conserva vegetação nativa no País, atrás apenas dos estados da região amazônica. Segundo análise da Faemg, estima-se que 66% da cobertura vegetal em propriedades rurais do Estado esteja preservada. Assim, orientar as gerações mais jovens sobre a importância deste ambiente é essencial, principalmente neste contexto de mudanças climáticas.
A primeira turma do projeto é formada por 65 alunos de quatro turmas do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Coronel José Elói Benedito, em Senhora dos Remédios. São crianças entre 6 e 10 anos. A instituição realizou diversos cursos e oficinas, como o de Proteção e Conservação de Nascentes e Recuperação de Áreas Degradadas, e também auxilia produtores na escolha de opções sustentáveis para o manejo de sua produção.

O programa Agro na Escola será realizado ao longo de toda esta semana. Na quinta-feira (16), a atividade será realizada em uma propriedade rural da cidade, onde as crianças vão poder presenciar o dia a dia de um produtor. O tema das atividades também perpassa outros programas da Faemg como o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o FIP Paisagens Rurais e o Agro+Verde, que é uma parceria com a Cargill.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ideia é alcançar outros municípios mineiros e também do Brasil
O encerramento do programa acontece na próxima segunda-feira (20), totalizando sete dias de aprendizado no projeto-piloto, conforme explica o vice-presidente de finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia.
“É algo que nunca foi realizado em nenhum lugar do País. Este é o piloto de um programa que queremos ver se espalhar não apenas por Minas, mas por todo Brasil. O conteúdo serve para informar sobre as cadeias produtivas da agropecuária e para quebrar o ciclo de desinformação sobre o setor, levando informação correta para as novas gerações”, explica.
O programa vem sendo desenvolvido desde 2023 pela Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar e pelo escritório regional em Juiz de Fora, com o objetivo de trabalhar a temática com crianças que estão em fase de formação da sua personalidade.
“Queremos mostrar que o agro não é o responsável pela degradação ambiental. Queremos que eles conheçam a realidade e repliquem essa ideia em suas casas, com a informação de que o agro possibilita a alimentação da população e ajuda na conservação do meio ambiente”, afirmou o gerente regional da Faemg, Emerson Simão.
Ouça a rádio de Minas