Faemg participa de reunião no Mapa

O presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da Faemg e vice-presidente da Comissão Nacional de Leite da CNA, Jonadan Ma, participou na manhã dessa quarta (20), em Brasília, de uma reunião na Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em que a Câmara Setorial do Leite e Derivados, juntamente com a CNA, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e VivaLacteos trataram sobre a crise da cadeia produtiva de leite.
O encontro ocorreu após a realização do manifesto Minas Grita pelo Leite, que reuniu cerca de 7 mil produtores de leite no Expominas, em Belo Horizonte, na última segunda-feira (18). A principal reivindicação é o fim das importações de leite em pó do Mercosul e a exigência de medidas emergenciais para o setor leiteiro do País.
O Mapa anunciou nesta semana a renegociação e prorrogação das dívidas do produtor de leite, mas, durante a reunião, informou que ainda não há detalhes de como será operacionalizado. O ministério está buscando alternativas orçamentárias para evitar a chamada “desidratação” do Plano Safra 24/25.
Em relação às medidas de defesa comercial, foi criado um consenso entre governo, CNA e OCB de que será apresentada petição para investigar a adoção de direitos antidumping para evitar que produtores nacionais sejam prejudicados por importações a preços inferiores aos do mercado interno, uma prática considerada desleal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Pela CNA, participaram o presidente da Comissão Nacional de Leite que também preside a Câmara Técnica Setorial da Cadeia Produtiva do Leite do Mapa, Ronei Volpi, além do assessor técnico da Comissão Nacional de Leite, Guilherme Souza Dias.
Ouça a rádio de Minas