Feira do Cerrado prevê movimentar R$ 180 milhões em negócios

A 10ª edição da Feira do Cerrado, organizada pela Cooxupé, deve movimentar cerca de R$ 180 milhões em novos negócios. Com o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”, o evento acontece entre os dias 5 e 6 de fevereiro em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, e reunirá 65 expositores que apresentarão mais de 12 mil produtos voltados para o setor agrícola.
Nos dois dias, a feira projeta um público de 4 mil visitantes, entre produtores e cooperados. Ao todo, 65 expositores de marcas do agronegócio estarão instalados em 85 estandes em um espaço de 50 mil metros quadrados (m²) que contará com soluções que incluem máquinas, implementos, equipamentos, ferramentas e suprimentos para o setor.
De acordo com o supervisor de mercado de máquinas da Cooxupé, Douglas Ferreira, a edição de 2025 da Feira do Cerrado é um marco para o agronegócio brasileiro. Cafeicultores de diferentes regiões se reúnem em busca de soluções para elevar a sustentabilidade e a garantir cultivos, mesmo diante de adversidades climáticas nos cafezais.
Dentre as novidades desta edição, haverá um espaço dedicado à linha de cereais, ampliando as possibilidades de negócios para os visitantes. Conhecido como “Espaço Novas Culturas”, o local será composto por estandes e áreas demonstrativas voltadas para o cultivo de milho e soja.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, a Feira do Cerrado terá uma área demonstrativa de drones, onde os participantes poderão acompanhar a aplicação de tecnologias para pulverização e dispersão de sólidos nas lavouras. “O público pode esperar um evento marcante. Quem passar pelo local encontrará tecnologia, inovação, máquinas, insumos, um centro de negócios com equipe de consultores e técnicos, agrônomos, sempre pensando na sustentabilidade do café e cereais”, destaca Ferreira.
Café poderá ser utilizado como moeda de troca
O cenário favorável para o mercado do café contribui para a projeção otimista da movimentação financeira na feira. O valor esperado supera a previsão da edição anterior, reforçando a importância do evento para o setor agrícola na região.
Além do pagamento convencional, a Feira do Cerrado permitirá condições especiais, como a operação Barter, onde o café pode ser utilizado como moeda de troca. “A Cooxupé trabalha com a modalidade, onde os cooperados podem comprar produtos e pagar em troca de café em até 5 anos”, pontua o supervisor.
A vantagem, segundo ele, é que a negociação leva segurança de mercado ao produtor para que possam ser realizados investimentos prévios que beneficiarão os cultivos. “As condições de Barter, além de seguras, são essenciais nesse momento de alta no preço do café”, conclui.
Detalhes da feira
- A Feira do Cerrado tem entrada e estacionamento gratuitos. O Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo está localizado às margens da Rodovia MG 190, KM 3, s/nº.
- Horário: das 8h às 18h
- Entrada e estacionamento gratuitos
Ouça a rádio de Minas