Feira de Doces de Araxá terá degustações, cursos e informações sobre legislação para produtores

Pela primeira vez, a Emater-MG participará da Feira de Doces de Araxá (Fenadoces), no Triângulo Mineiro. Durante o evento, entre esta quarta-feira (27) e domingo (31), a empresa pública levará ao público uma mostra de doces feitos por produtores rurais. A ideia é valorizar a tradição do município neste setor. Doce de goiaba, de figo e pau de mamão. Estas são algumas das iguarias que farão parte da mostra.
Os produtos são preparados por famílias que, recentemente, começaram a receber orientações técnicas da Emater-MG. Um dos destaques da mostra será o preparo da rapadura, no dia 30. “Será feita uma demonstração desde a obtenção do caldo da cana até sua fervura, apuração e enformagem da rapadura. Esse doce, após pronto, será distribuído no evento”, disse a extensionista da Emater-MG, Silvia Passos. Os interessados poderão obter informações sobre a legislação para a produção de doces.
Veja, a seguir, mais destaques do Agronegócio:
Brasil: novos mercados com a Tailândia
Em missão no Sudeste Asiático, um dos principais destinos das exportações agrícolas do Brasil, a delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avançou em importantes cooperações e novos acordos comerciais com o governo da Tailândia nesta semana. O país é o nono maior importador do agronegócio brasileiro, totalizando US$ 3,13 bilhões.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE) e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), além da ApexBrasil, os representantes do Mapa marcaram presença no Seminário Empresarial Brasil-Tailândia em Bangkok, no dia 25, acompanhados de rodadas setoriais. Em reunião com o governo tailandês, foram feitos encaminhamentos para a abertura do mercado brasileiro de suínos e a eliminação de qualquer impedimento para o trânsito de carga de frango na Tailândia relacionado à influenza aviária.
Fabricante de café instantâneo Cacique é vendida
A empresa de comercialização de commodities Louis Dreyfus Company (LDC) assinou um acordo vinculante para adquirir 100% da brasileira Companhia Cacique de Café Solúvel (Cacique), disseram as empresas nessa terça-feira (26). Os termos financeiros do negócio, que está sujeito a aprovações regulatórias, não foram divulgados.
A Cacique é uma grande processadora de café independente com cerca de 1.000 funcionários no Brasil, onde produz café instantâneo em duas fábricas para exportação para cerca de 70 países. A empresa abriu sua segunda fábrica em 2021, no Espírito Santo, estado que mais produz grãos robusta, a variedade amplamente utilizada para fazer café instantâneo. A aquisição da Cacique expandirá o negócio de café solúvel da LDC, que entrou nesse mercado no ano passado por meio de uma joint venture no Vietnã, o maior produtor mundial de grãos robusta.
Andradas Café Festival tem recorde de público
A segunda edição do Andradas Café Festival superou as expectativas de público, conteúdo e consumo de cafés. O festival na cidade do Sul de Minas recebeu mais de 2 mil visitantes ao longo dos três dias no Pavilhão do Vinho, que movimentaram o comércio, hotéis, restaurantes e bares. A exposição teve 42 marcas apresentando seus produtos e serviços.
O evento contou com cursos e workshops que giraram em torno do café especial e atraiu turistas e apaixonados pela bebida. No festival, foi lançada oficialmente a parceria entre Emater-Minas e a Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica para levar a oportunidade do Certifica Minas Café para os produtores da região. Isso vai garantir o fortalecimento do trabalho feminino na produção cafeeira promovido pela associação, além da adoção de boas práticas de produção nas propriedades, garantindo sustentabilidade social e ambiental na produção de café.
Ouça a rádio de Minas