Feiras de agricultura familiar são substituídas por portal de delivery em Capelinha, no Jequitinhonha

“Faça o seu pedido e receba em casa”. Esse é o recado simples e direto do recente site www.centraldafeira.com.br. O portal de delivery de produtos da roça foi criado em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, para substituir as feiras da agricultura familiar que ocorriam no município, duas vezes por semana.
As feiras foram suspensas pelo governo municipal para evitar aglomerações, consideradas fator de risco para a disseminação do novo coronavírus. Elas aconteciam nos sábados e nas quartas-feiras, em bairros da cidade, na parte da manhã.
A iniciativa está sendo fruto de uma parceria entre o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
O objetivo é manter a comercialização de produtos frescos, como verduras, legumes, frutas e queijos, entre outros produzidos por agricultores familiares. A ideia é garantir renda aos produtores e atender a demanda dos consumidores da cidade. Para comprar é muito fácil: basta acessar o site Central da Feira, escolher a mercadoria e entrar em contato com o produtor de interesse.
“Diante do cenário da pandemia, do fechamento dos canais de comercialização, era preciso atender os agricultores que nos procuravam, precisando vender seus produtos, e as pessoas da cidade, que ficaram sem acesso a esses alimentos saudáveis, comprados direto do produtor”, explicou a extensionista de Bem-estar Social do escritório local da Emater-MG, Dulce Maria Silva Arantes.
O projeto, segundo a técnica, foi inspirado na experiência da feira online, implantada no município de Janaúba, no Norte de Minas.
“Fiquei encantada com o trabalho da feira online em Janaúba. Procurei o secretário municipal de Agricultura e ele se mostrou muito interessado. Juntos fizemos um levantamento dos possíveis agricultores que teriam condições de participar. Entramos em contato com eles e ficou acertado que todos os agricultores praticassem os mesmos preços. Até agora, o resultado é positivo e os agricultores estão muito satisfeitos”, afirma. (Com informações da Emater-MG)
Ouça a rádio de Minas