Agronegócio

Femagri 2025 reunirá tecnologias e inovações para as lavouras

Feira é uma das mais importantes voltadas para o café e é organizada pela Cooxupé, em Guaxupé
Femagri 2025 reunirá tecnologias e inovações para as lavouras
Produtores vão poder conhecer tecnologias desenvolvidas para as culturas; Femagri terá 153 estandes este ano Foto: Divulgação Femagri

Uma das mais importantes feiras voltadas para o café, a 24ª edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), este ano também passa a abranger os grãos – soja e milho. Organizada pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), o evento acontecerá de 19 a 21 de março, em Guaxupé, no Sul de Minas Gerais. A feira terá como tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”. Assim, produtores terão a oportunidade de conhecer as novas tecnologias para serem aplicadas nas lavouras.

Conforme o gerente Comercial e Insumos da Cooxupé, Raul Dias Junior, as expectativas em relação ao evento são positivas. A estimativa é de crescimento dos negócios. Vários fatores positivos podem contribuir para o sucesso da feira, como a diversificação do evento, que este ano passou a atender também os produtores de soja e milho. Há ainda o cenário positivo de preços do café, o que aliado aos desafios climáticos, servem de estímulo para investimentos em inovações e tecnologias. 

“Nós estamos na 24ª edição da Femagri e o tema deste ano é “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”. O tema vem muito em virtude dos problemas climáticos que a gente vem passando. A cafeicultura vem sofrendo com esses problemas climáticos há vários anos e, isso, vem provocando quebra de safra. Com o evento, nosso objetivo é atacar essas mudanças climáticas, levando soluções tecnológicas e inovações aos nossos cooperados. Queremos proporcionar a ele mais conhecimento para que ele possa promover boas práticas agrícolas nas propriedades”.

Boas práticas agrícolas

Para levar aos produtores as inovações e tecnologias desenvolvidas para as culturas, a Femagri contará com 153 estandes e 120 expositores reunindo mais de 12 mil produtos. Além disso, os visitantes terão acesso a novos conhecimentos sobre boas práticas agrícolas, tratos culturais de cafés e de grãos, e o comportamento climático no Espaço Fazendinha, celeiro das pautas ambientais e sustentáveis no evento.

A Femagri acontece em uma área de 107 mil metros quadrados e deve receber em torno de 35 mil visitantes. Segundo Dias Junior, ao longo do evento, produtores poderão conhecer diversas tecnologias que ajudam a mitigar gargalos da atividade. 

“Diante dos problemas climáticos, como a seca, teremos empresas de irrigação, trazendo soluções para a cafeicultura. Outro gargalo que afeta a atividade é a falta de mão de obra. Temos visto produtores deixarem de fazer alguns tratos culturais em virtude da deficiência ou da ausência de mão-de-obra. Nesse sentido, a gente tem percebido também uma procura muito grande por drones. Na Femagri, teremos drones com novas tecnologias, modelos mais sofisticados, seguros e que, inclusive, fazem aplicação de produtos sólidos”.

Para Dias Junior, a Femagri é um momento oportuno para que o produtor conheça as inovações. “A feira é a possibilidade do produtor não apenas ouvir, mas ver na prática essas novas tecnologias e inovações que tem no mercado atual”.

Femagri terá espaço para a produção de grãos

Entre as novidades da Femagri está o “Espaço Novas Culturas”. Nele, os produtores receberão orientações sobre o mercado de grãos, nicho em que a Cooxupé passou a atuar, em janeiro, oficialmente por meio de sociedade com a empresa Agrobom.

A feira também conta com a presença da SMC Specialty Coffees – a casa de cafés especiais da Cooxupé; da Corretora de Seguros oferecido pela cooperativa; da Vect܂Ag; do Protocolo Gerações, o programa de sustentabilidade da cooperativa; e da Torrefação e Master Expresso.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas