Agronegócio

Festival da Jabuticaba movimenta economia de Sabará

Festa na RMBH deve receber 100 mil visitantes entre 17 e 19 de novembro
Festival da Jabuticaba movimenta economia de Sabará
Festival em Sabará contará com aproximadamente 40 produtos derivados da jabuticaba, incluindo geleias, licores e molhos | Crédito: Prefeitura de Sabará/Divulgação

Um dos mais importantes e tradicionais eventos de Sabará, o Festival da Jabuticaba, vai movimentar a economia da região e contribuir para a maior divulgação dos produtos à base da fruta. O festival, que já está na 37ª edição, acontece de 17 a 19 de novembro e deve receber mais de 100 mil visitantes.  

Considerado um dos mais importantes para a gastronomia da cidade, o Festival da Jabuticaba tem um papel fundamental também na divulgação dos produtos da agricultura familiar, na abertura de mercado e agregação de valor.

De acordo com a presidente da Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas), Elizabeth Antônia Torres Braga, a safra da fruta este ano foi excelente, e haverá uma grande variedade de itens durante o evento. 

“Este ano, a safra da jabuticaba antecipou, mas foi excelente. Os produtores conseguiram desenvolver as receitas, então, teremos uma variedade importante de itens ao longo do evento. São mais de 40 produtos derivados da fruta, incluindo geleias, licores, molhos e bebidas. Os produtos estarão em cerca de 30 estandes que compõem o evento”.

Com o tema “Dos quintais sabarenses para o mundo”, o Festival da Jabuticaba movimenta a economia da região. Sendo, então, é importante tanto para os produtores rurais que trabalham com a fruta e os derivados, como para os hotéis, restaurantes e comércio em geral.

“O Festival da Jabuticaba é um espaço para a comercialização e divulgação dos derivados. Resultando então, em renda para muitos produtores rurais. Ele também faz a economia da cidade circular por girar altos valores no município”. 

Concurso compõe programação do Festival da Jabuticaba de Sabará

Um dos momentos mais esperados do evento é o concurso que elege os melhores derivados da jabuticaba. O concurso, que é anual, seleciona o melhor licor, as melhores geleias – tradicional e mista -,  e o produto inovador.

Além de premiar os produtos de melhor qualidade, o objetivo é apresentar e estimular novas criações que tenham como base a jabuticaba.

“O concurso é importante para reconhecer o trabalho dos produtores. Então, nele, são avaliados os derivados e um produto inovador. Na categoria das geleia são premiadas a melhor de jabuticaba, que é a tradicional, e também a mista, que além de usar a jabuticaba utiliza outros produtos como mexerica, banana, limão siciliano, entre outros. A premiação escolhe ainda o melhor licor e o produto inovação. Neste ano, também teremos no concurso a escolha da melhor geleia nacional, feita com jabuticaba e produzida em outros estados além de Minas”, explicou Elizabeth.

Além do concurso, o Festival da Jabuticaba conta também com uma cozinha show, onde chefs irão preparar pratos utilizando a jabuticaba. 

Expectativas positivas

Uma das participantes do Festival da Jabuticaba é a empresária Meire Ribeiro, que preside a Sabarabuçu, empresa voltada para a fabricação de derivados de jabuticaba.

Por ano, na empresa, são processadas cerca de 30 toneladas de jabuticabas, que dão origem a mais de 28 produtos, como geleias, molhos, licores, cerveja e cachaça. Há ainda uma linha zero açúcar.

Segundo Meire, que vende os produtos para todo o Brasil e iniciou as exportações para os Estados Unidos, o Festival da Jabuticaba é muito relevante para os negócios. 

“Hoje, dentre os eventos para o varejo, o Festival da Jabuticaba é o maior que participamos. O Festival é uma vitrine maravilhosa, onde temos contato com consumidor final. Para a gente, é um prazer participar. O Festival também é Patrimônio Cultural de Sabará, sendo, assim, um espaço para negócios e também uma forma de mantermos nossas tradições”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas