Festival valoriza o queijo artesanal feito em Minas

Com o objetivo de valorizar os queijos mineiros, a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais (FQAM) vai reunir cerca de 40 expositores, sendo 11 exclusivos das regiões reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal (QMA).
O evento é considerado fundamental para a promoção e divulgação do produto e também de outras iguarias como cachaças, vinhos, azeites e doces. O Festival será de 8 a 10 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte.
Considerado uma vitrine para os queijos artesanais, o FQAM vai reunir a produção de 11 regiões demarcadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal (QMA), que são: Serro; Canastra; Cerrado; Mantiqueira de Minas; Serra do Salitre; Araxá; Triângulo Mineiro; Campo das Vertentes; Serras do Ibitipoca, Diamantina e Entre Serras da Piedade ao Caraça.
Haverá mais um estande com queijos regulamentados de regiões fora das reconhecidas como produtoras do QMA, como a região de Ouro Preto, por exemplo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De acordo com a analista técnica do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg/Senar, Paula Lobato, o festival é um evento importante para o setor.
Além da divulgação dos produtos, o Festival do Queijo Artesanal também é uma forma de valorizar a produção e a cultura. Para os consumidores, o evento é uma oportunidade para que conheçam as regiões, as características únicas de cada uma e a grande variedade de produtos.
“A intenção do festival é promover a valorização dos queijos produzidos em Minas Gerais. Além da comercialização, o evento é composto também por uma parte técnica, onde serão realizadas palestras e oficinas sobre a cultura do queijo. Serão seis temas, que vão de quinta a sábado, com duração de uma hora”.
Dentre os assuntos a serem abordados estão desde o conceito do que é o Queijo Minas Artesanal (QMA), as características de cada região, até a harmonização dos queijos com outros produtos mineiros como vinho.
“São oficinas para que os consumidores se especializem e entendam o universo do queijos”, disse Paula.
Produzido pelo Sebrae Minas e o Sistema Faemg/Senar, o festival contará com cerca de 40 expositores. Além das 11 regiões produtoras do QMA, os visitantes poderão conhecer produtos que harmonizam com os queijos, como mel, doces, geleias, café, azeite, cerveja artesanal, cachaça e vinho.
Durante o evento, no espaço Prepara Gastronomia, oito chefs mineiros irão apresentar pratos elaborados com queijos mineiros.
Cada chef usará queijos de duas regiões produtoras participantes do festival. Os pratos serão vendidos durante toda a programação.
Além de valorizar o queijo artesanal produzido em Minas Gerais, o evento promove a gastronomia local, movimentando a economia e o turismo regional. A iniciativa também é uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a cultura, tradições e sabores de Minas Gerais.
Ainda segundo Paula Lobato, neste ano, a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais será realizada simultaneamente como a Megaleite, maior evento da pecuária leiteira da América Latina. Com expectativa de movimentar mais de R$ 200 milhões em negócios, a Megaleite acontecerá de 7 a 10 de junho no Parque Bolívar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte.
“Este ano, o festival acontecerá simultaneamente com a Megaleite. A intenção é que o consumidor possa entender todo o processo produtivo do queijo, desde a origem, que é o leite, até a industrialização. É uma agregação de valor na cadeia”, disse.
Serviço
5º Festival do Queijo Artesanal de Minas
Data: 8, 9 e 10 de junho. Das 10h às 22h.
Local: Expominas: Av. Amazonas, 6.020 – Gameleira, Belo Horizonte – MG
A entrada é gratuita com credenciamento único, que vale para os dois eventos
Ouça a rádio de Minas