Fórum debate assuntos importantes para evolução da suinocultura

Com o objetivo de atender a demanda dos produtores por informações relevantes, que impactam diretamente no dia a dia do negócio da suinocultura, a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) promove de 28 a 30 de outubro a 5ª edição do Fórum Estadual da Suinocultura.
O evento é realizado pela Asemg em parceria com a Associação dos Suinocultores do Centro-Oeste Mineiro (Assuicom), Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba (Astap). As inscrições são gratuitas.
“O fórum é um evento de capacitação e relacionamento. Como temos uma cadeia muito grande em Minas Gerais fazemos o fórum que congrega todas as regiões em Belo Horizonte. Então, ele conta com a participação de produtores de todo o Estado, do governo e empresas. Todos, discutindo temas que impactam no dia a dia da granja e gerando network”, explicou a gerente executiva da Asemg, Bianca Costa.
Neste ano, ao longo do fórum, serão abordados diversos assuntos essenciais para a evolução da suinocultura em Minas Gerais. Entre eles estão a produtividade dos times das granjas, passando por sanidade, técnicas de negociação, mercado de grãos – tema responsável por 70% do custo de produção das granjas – e tendências do mercado mundial de carnes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Sempre escolhemos palestras e temas baseados em pesquisas com os associados. Nosso objetivo é entregar conteúdos que eles precisam, então, bimestralmente, fazermos uma pesquisa onde identificamos as intenções de temas, as dúvidas do momento e o que os suinocultores estão precisando de informações”, disse.
Assuntos relevantes da suinocultura marcam agenda do fórum estadual
A abertura do Fórum da Suinocultura será on-line no dia 28 de outubro (segunda-feira) pelo Canal do Youtube da Asemg. A expectativa é ter cerca de 300 participantes por palestra. Na oportunidade, os participantes poderão acompanhar a palestra “Tempo e produtividade na Suinocultura: estratégias para resultados consistentes”. A palestra será ministrada pela especialista em otimização de rotinas e aumento de produtividade, Lorena Fonseca.
Ainda on-line, no dia 29 de outubro, o evento discutirá a sanidade durante o painel “A importância da retirada de aftosa para o mercado de suínos em Minas Gerais”. No evento, o fiscal agropecuário/médico veterinário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e coordenador do programa de vigilância da Febre Aftosa, Natanael Lamas Dias, apresentará a atual situação de Minas Gerais frente ao status de zona livre de aftosa.
No mesmo dia, haverá ainda palestra “Os desafios de operação no setor de suínos frente ao processo de Zona Livre de Aftosa”. A mediação fica a cargo de Bruno de Morais, analista técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
Para promover uma maior interação entre os participantes, no último dia do fórum, 30 de outubro, os eventos serão presenciais. Na sede da Asemg, em Belo Horizonte, haverá uma série de painéis relevantes para disseminar informações e promover a atividade da suinocultura.
Dentre os eventos programados para o último dia do Fórum da Suinocultura estão a mesa-redonda “Outro Lado da Mesa: Domine as Táticas dos Compradores para melhorar suas vendas” e o painel “Mercado Mundial de Carnes & Grãos”. O painel discutirá temas como as commodities e safras, mercado asiáticos, europeu e Estados Unidos e o mercado brasileiro.
Ouça a rádio de Minas