Frutos do Cerrado são tema de workshop

Na última semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realizou o Workshop Frutos do Cerrado. Na ocasião, pesquisadores da área puderam apresentar o desenvolvimento de projetos e o governo mineiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) pode prospectar parcerias e transferências de tecnologias e exploração econômica de produtos e processos a partir dos frutos do Cerrado.
Segundo o presidente da Fapemig, Paulo Beirão, há um interesse do Estado em desenvolver novos produtos a partir da biodiversidade mineira, de forma a possibilitar a geração de renda em regiões como o semiárido, onde a agricultura tradicional é de difícil implementação. “A ideia é usarmos o que já temos de nativo. Pode parecer algo sonhador, mas há alguns anos poucas pessoas conheciam o açaí, que é produto da biodiversidade da Amazônia”, explicou.
A gerente de Inovação da fundação, Cynthia Barbosa, lembra que o Cerrado é o maior bioma de Minas Gerais e que, nesse contexto, há um grande potencial para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores. “A possibilidade de trabalharmos essa região de forma sustentável e desenvolvendo pesquisas, tecnologias e inovação é de extrema importância, porque pode gerar benefícios socioeconômicos e ambientais”, justificou.
Já sobre a metodologia de como se dará a prospecção de empresas e a promoção de encontros futuros, Barbosa disse que a metodologia ainda será definida. “A Sede terá um papel imprescindível e proativo nessa ação e a Fapemig estará à disposição da Secretaria para contribuir no que for necessário, considerando seu papel como agência de fomento”, garantiu.
Foco
Para a realização do workshop, a entidade fez um levantamento em seu banco de dados, por meio de palavras-chaves e identificou, nos últimos dez anos, 64 projetos que tinham alguma ligação com a biodiversidade do Cerrado. Os trabalhos tinham sido desenvolvidos na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e nas federais de Minas Gerais (UFMG), Alfenas (Unifal), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Ouro Preto (Ufop), Uberlândia (UFU), Lavras (Ufla) e Viçosa (UFV).
Ouça a rádio de Minas