Geração de negócios ao longo da ExpoCurvelo 2025 pode chegar a R$ 50 milhões

Uma das mais tradicionais feiras agropecuárias de Minas Gerais, a ExpoCurvelo 2025 está de volta e vai movimentar a região. A estimativa é que a exposição, que acontece de 14 a 18 de maio, gere R$ 50 milhões em negócios. A expectativa é que o evento receba cerca de 5 mil visitantes por dia no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo, em Curvelo, na região Central do Estado.
Além da exposição de diversas raças de bovinos e equinos, a ExpoCurvelo conta com leilões, feira de insumos, provas equestres, atrações de entretenimento e uma agenda de cursos e palestras voltadas para atualização e capacitação dos produtores rurais.
Conforme a presidente da Associação Mineira de Criadores de Zebu (AMCZ), entidade organizadora do evento, Juliana Maldini Penna, a feira é uma das mais importantes da região e, este ano, chega à 80ª edição. O movimento gerado impacta em toda a economia e para estimular ainda mais os negócios, nesta edição, a feira retorna às suas origens com shows priorizando os artistas regionais e com entrada gratuita.
“A ExpoCurvelo é um evento marcante e muito importante para a região. A exposição movimenta a economia da cidade em diversos setores como hotelaria, comércio, transporte e gastronomia. Este ano, mudamos os formatos dos shows, que serão gratuitos. Isso é importante para atrair mais visitantes e favorecer os negócios em geral”, comemora.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

A 80ª edição da ExpoCurvelo terá como uma das novidades a volta de importantes leilões ao longo do evento. Até o momento, estão previstos cinco, incluindo exemplares das raças Mangalarga, Nelore e Gir. A expectativa é que sejam leiloados mais de 2 mil exemplares.
Haverá ainda uma série de cursos e palestras de temas relevantes para os produtores rurais. Entre eles, estão cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros, de defumados de carne suína e oficinas de carne de lata. Também está previsto o Seminário Inteligência Emocional – com abordagem voltada para “A Chave do Sucesso no Agro”, a ser ministrado pela instrutora do Sistema Faemg Senar, Valéria Aparecida Gandra.
Feira de negócios
Para manter os produtores atualizados e estimular os investimentos, a ExpoCurvelo reunirá diversos fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos para o setor produtivo. São esperados mais de 40 expositores que oferecerão condições especiais de preços ao longo do evento.
“Na feira, os produtores poderão investir em inovações e na compra de insumos a preços especiais. Haverá uma grande variedade de produtos incluindo itens de nutrição, máquinas, insumos, triciclos, drones, entre outros. É o momento para o produtor investir em inovações”, confirma a presidente da AMCZ.
O evento contará ainda com a feira dos produtores atendidos pelo Sistema Faemg Senar, que vão comercializar morangos, queijos, cafés, além de outros produtos.
Ouça a rádio de Minas