Governo federal anuncia obras em rodovias e ferrovias de MG e mais 11 Estados

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (6), um aumento de 30% no total de recursos públicos investidos na infraestrutura dos corredores do agro brasileiros.
Com a ampliação, serão investidos R$ 4,7 bilhões em obras em rodovias e ferrovias, dentre os principais corredores logísticos de Minas Gerais e outros 11 Estados, para agilizar o escoamento da safra de grãos, reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade do País.
Os detalhes do anúncio foram apresentados pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no chamado “Plano nacional para o escoamento da safra de grãos 2023/2024“.

As obras serão divididas em duas frentes:
Obras em rodovias e ferrovias no Arco Sul/Sudeste
Principais obras previstas:
- MG: Trevão de Monte Alegre, BR-153/365
- GO: Ponte de Luiz Alves na BR-080
- PR: Duplicação da BR-163
- SC: Duplicação da BR-470 e 280
- RS: Duplicação da BR-116
- RS: Duplicação da BR-386
Para este ano, estão previstos R$ 2,05 bilhões em investimentos (aumento em relação ao R$ 1,5 bi previsto inicialmente).
Nas rodovias, será feita a melhoria da Malha Rodoviária, a concessão de 2 Lotes no Paraná e a intensificação e conclusão de obras estruturantes.
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Nas ferrovias, a conclusão da Ferrovia Norte Sul e intensificação das obras na FICO.
Obras em rodovias e ferrovias no Arco Norte
Principais obras previstas:
- RO: Travessias de Itapoã do Oeste, Jaru e Ji-Paraná
- PA: Restauração da BR-158
- MA: Duplicação da BR-135
- PI: BR-330 Ponte sobre o Rio Parnaíba
- BA: Recuperação da BR-242
- TO: Ponte de Xambioá
Previsão de investimento para o escoamento da safra deste ano é de R$ 2,6 bilhões (ampliação em relação aos R$ 2 bi iniciais).
Nas rodovias, será feita melhoria da Malha Rodoviária e intensificação e conclusão de obras estruturantes.
Nas ferrovias, ampliação da Frota (VLI 168 vagões), retomada da FIOL I e intensificação das obras na FIOL II.

Concessões: três leilões previstos em Minas
O governo prevê a ampliação do investimento privado na malha rodoviária, por meio de 13 leilões, com investimentos de R$ 122 bilhões.
Apenas em 2024, estão previstas dez concessões em corredores do agro que, somadas, devem injetar R$ 95 bilhões em melhorias nas estradas.
São três lotes em Minas Gerais:
- BR-262/MG
- BR-040/GO/MG
- BR-153/262/GO/MG
Além disso, o Ministério dos Transportes prevê otimizações em seis contratos.

Continuidade de obras feitas em 2023
Os ministros destacaram que os investimentos dão continuidade a medidas já implementadas ao longo de 2023, que contribuíram para a ampliação das exportações de soja e milho em relação ao ano anterior.
“Esses investimentos representam a melhoria da malha de forma geral e a conclusão e intensificação de obras estruturantes nos corredores do agro. De 2023 para cá, já tivemos como resultado crescentes exportação e importação, que significa muito mais atividade econômica, com obras que dão acesso aos portos, que fortalecem a chegada dos grãos”, disse o ministro Renan Filho.
Estas foram as principais obras realizadas no ano passado, e apresentadas no balanço desta terça-feira:
- Arco Norte: foram executadas em 2023 obras de duplicação, implantação e adequação em rodovias estratégicas – BR-163/PA, BR-155/158/PA, BR-316/PA, BR-364/RO e BR-153/TO. Entre as principais rotas que formam esses corredores estão as BRs-163, 365, 135 e 155/158, além da Ferrovia Norte-Sul, concluída ano passado e que, em 2024, deve movimentar 6,5 milhões de toneladas de grãos. A frota da VLI foi ampliada em 168 vagões, e foram retomadas as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
- Arco Sul/Sudeste: em 2023, houve obras de duplicação nas BR-470/SC, BR-280/SC, BR-116/RS e BR-386/RS, além da manutenção em corredores como BR-163/MT/MS/PR/SC, BR-262/MG/ES e BR-376/MS/PR. A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) teve 300 quilômetros de frente de obra liberados por meio de processos de desapropriação. Já estão garantidas 8 mil toneladas de trilho, o que possibilitará a montagem de 66,6 quilômetros de via permanente.
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