Governo de Minas quer aumentar produção de mel, frutas e queijos artesanais no Estado

Cerca de 1,5 mil agricultores de 61 municípios de Minas Gerais vão ser beneficiados pelo Programa de Capacitações Temáticas em Apicultura, Agricultura Irrigada, Fruticultura e Queijo Artesanal, que foi lançado nesta quinta-feira (26) pelo governo do Estado. A iniciativa é uma parceria do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). São todos municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado.
Com recursos de R$ 1,2 milhão provenientes de emenda parlamentar, o programa pretende fortalecer a capacitação dos produtores rurais, proporcionando conhecimento e técnicas especializadas para impulsionar os setores agrícolas do Estado. Os treinamentos serão conduzidas por profissionais da Emater-MG, que passarão por treinamentos e realizarão encontros técnicos para aprimorar as habilidades. O projeto também prevê a elaboração de seis cartilhas técnicas sobre os temas das capacitações.
“Acompanhar mais esse passo é muito gratificante. A produção local forte significa mais alimentos, mais alimentos saudáveis, mais empregos e mais desenvolvimento”, afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante o lançamento do programa. Ele ainda afirmou: “Na minha experiência no interior de Minas, já vi o quanto de riqueza se consegue produzir em cada hectare. Mas, para isso, é preciso conhecimento e técnica; mexer de qualquer jeito não vai funcionar. O agricultor que, às vezes, por não acreditar na técnica ou por tradicionalismo, acaba entrando em um círculo vicioso, com baixa produtividade e tendo que se desfazer da sua propriedade”, observou.
Produção de mel, frutas e queijos artesanais são predominantes nas pequenas propriedades rurais
O Estado tem 7,3 mil pequenos produtores de mel, que são responsáveis por 80,7% da produção mineira de mel e 70,5% da produção de própolis. O setor de apicultura, portanto, é uma atividade predominantemente familiar em Minas. Na fruticultura, 61,7 mil agricultores familiares investem na atividade, contribuindo com 35,2% da produção estadual. As principais culturas de frutas em Minas Gerais incluem banana, laranja, tangerina, abacate e manga. Além disso, a produção de queijos artesanais conta com cerca de 8 mil agroindústrias familiares, destacando-se o Queijo Minas Artesanal, presente em mais de 3 mil agroindústrias.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, prevê que as capacitações vão proporcionar melhorias em diversos setores agrícolas. “Vamos levar o desenvolvimento para o campo e ajudar esses 1.500 agricultores a ter uma melhoria de renda e da qualidade de vida”, concluiu.
Saiba quais as cidades participam do programa estadual
De acordo com o governo de Minas Gerais, as capacitações serão realizadas em datas a confirmar, nos seguintes municípios mineiros:
- Açucena
- Águas Formosas
- Almenara
- Arinos
- Ataléia
- Bocaiúva
- Bonfinópolis de Minas
- Braúnas
- Capitão Enéas
- Chapada Gaúcha
- Cônego Marinho
- Coração de Jesus
- Coronel Murta
- Datas
- Diamantina
- Divisópolis
- Dom Bosco
- Felício dos Santos
- Gouveia
- Ibiracatu
- Indaiabira
- Itaipé
- Itaobim
- Itinga
- Jaíba
- Janaúba
- Jenipapo de Minas
- Jequitinhonha
- Joaíma
- José Gonçalves de Minas
- José Raydan
- Machacalis
- Minas Novas
- Monjolos
- Monte Azul
- Monte Formoso
- Montes Claros
- Nanuque
- Natalândia
- Novo Oriente de Minas
- Olhos-d’Água
- Padre Paraíso
- Palmópolis
- Pavão
- Pedra Azul
- Ponto Chique
- Ponto dos Volantes
- Porteirinha
- Poté
- Presidente Kubitschek
- Riachinho
- Santa Helena de Minas
- Santa Maria do Salto
- Santo Antônio do Jacinto
- São João da Ponte
- São João do Paraíso
- Serra Azul de Minas
- Serro
- Taiobeiras
- Uruana de Minas
- Virgem da Lapa.
Ouça a rádio de Minas