Granja em Aguanil recebe selo do Certifica Minas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), certificou uma granja produtora de ovo caipira localizada em Aguanil, município da região Sudoeste do Estado. É o primeiro estabelecimento que pratica essa atividade chancelado pelo Certifica Minas, política pública coordenada pela Seapa.
A granja cumpre corretamente os quesitos socioambientais e higiênico-sanitários exigidos pelo programa. As galinhas recebem tratamento diferenciado, pois são soltas durante o dia para que possam ciscar. Do manejo sanitário à alimentação, as regras são claras e bem definidas.
De acordo com o auditor do IMA, o médico veterinário Maurício Pontes, a granja valoriza o bem-estar animal. “São permitidas, apenas, linhagens de crescimento lento e com mais rusticidade, ou seja, é proibido o uso de hormônios de crescimento. Os animais se alimentam exclusivamente de vegetais. É a grande tendência do mercado e, em Minas, o interesse por esse tipo de produção vem aumentando conforme a exigência dos consumidores”, sinaliza.
Com o selo do Programa Certifica Minas, o avicultor agrega valor ao produto, exerce melhor gestão do empreendimento e favorece a sustentabilidade. “Entre os benefícios estão o respeito ao bem-estar das aves, a garantia de rastreabilidade da produção, a possibilidade de ampliação para novos mercados e credibilidade junto aos consumidores”, enumera Pontes.
Ei, você sabe o que é Segurança Energética?
Segurança energética é a oferta e disponibilidade de serviços energéticos a todo momento, em quantidade suficiente e a preços acessíveis, segundo a Agência Internacional de Energia. Porém, no Brasil, nossos diferentes modelos de fornecimento foram afetados pela pior seca (estiagem de chuvas) dos últimos 91 anos. Você sabe como isso afetou a sua vida?
O governo precisou adotar medidas administrativas que estimulam a consciência de consumo nas pessoas. Uma delas é a mudança nas regras de bandeiras tarifárias. E acredite, isso impactou a sua conta de energia de alguma forma. Porém, estamos vivendo um período de chuva após chuva desde o início de 2022. Isso indica que os reservatórios das hidrelétricas estão enchendo e o valor das bandeiras tarifárias pode ser reduzido?
Essa é a resposta que a Sociedade Mineira de Engenharia (SME), juntamente com o jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, está em busca por meio de contato com referências do setor.
Acontecerá um evento sobre este assunto. Participe. Será no dia 16 de março. Faça sua inscrição prévia e garanta informações em primeira mão para ocupar uma das cadeiras limitadas. Link de inscrição.
Ouça a rádio de Minas