Agronegócio

Caso de gripe aviária é confirmado em Esmeraldas, na Grande BH

Caso foi confirmado após varreduras feitas no último sábado (26); esse é o primeiro foco confirmado em Esmeraldas neste ano
Caso de gripe aviária é confirmado em Esmeraldas, na Grande BH
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Um caso de gripe aviária do tipo H5N1 foi confirmado em uma criação de galinhas de subsistência no município de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O caso foi divulgado nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), após investigações e varreduras feitas no último sábado (26).

Segundo a Seapa, o caso não representa risco para a produção avícola comercial nem traz impacto para o comércio de produtos de origem animal. Ainda, o órgão também informou, junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que todas as medidas previstas no Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram adotadas, incluindo a varredura no entorno da propriedade onde o foco foi identificado. “Durante a varredura realizada por técnicos do IMA, junto a agentes de saúde do município, não foi identificado nenhum outro caso de contaminação”, informou a pasta em nota.

A Prefeitura de Esmeraldas também afirmou que atua em conjunto com o IMA desde a confirmação do caso. Segundo a administração municipal, as ações envolvem o monitoramento da área afetada e a aplicação de medidas sanitárias preventivas. “A prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a proteção da saúde pública e a segurança sanitária da população”, declarou.

A Seapa reforçou que o caso em Esmeraldas ocorreu em uma granja não comercial, destinada ao consumo próprio, e que não há comprometimento da cadeia produtiva. “Não há implicações comerciais, uma vez que o foco detectado foi em uma criação de aves de subsistência”, reforçou a secretaria.

A gripe aviária não é transmitida por alimentos bem-cozidos, e a infecção em humanos é rara, ocorrendo geralmente em casos de alta exposição viral ou baixa imunidade. A população deve comunicar qualquer suspeita de doença em aves às unidades do IMA, cujos endereços estão disponíveis no site do IMA.

O decreto de emergência sanitária animal em Minas Gerais segue em vigor até novembro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas