Agronegócio

Grupo Gema de Minas aposta em lançamentos para expandir

Grupo Gema de Minas aposta em lançamentos para expandir
O grupo Gema de Minas planeja, para este ano, plantar em torno de 500 hectares de feijão | Crédito: Marcos Santos/USP

O grupo Gema de Minas Alimentos, com sede em Capelinha, no Jequitinhonha, está em pleno crescimento. Após encerrar 2020 com uma alta de 30% no faturamento, a estimativa é de crescer 20% em 2021. O investimento na diversificação e ampliação do mix de produtos e a conquista de novos clientes são fatores que irão promover o desempenho da empresa.

Para este ano, vários itens devem ser lançados. Agora em março, está previsto o lançamento de três produtos: feijão, refresco em pó e achocolatado Gema de Minas.   

De acordo com o CEO do grupo Gema de Minas Alimentos, Ivan Caldeira, o lançamento de produtos e a diversificação dos mesmos, já que o foco da empresa é a venda de café, são importantes para ampliar a participação nos supermercados. 

“Estamos investindo em novos produtos para oferecermos mais opções aos clientes e podermos ampliar nossa participação e a receita. Somente com o café, ficamos limitados nas gôndolas. Nosso objetivo é termos vários produtos, com qualidade diferenciada, para estarmos presentes em várias seções dos supermercados”.   

Ainda segundo Caldeira, no ano passado, a empresa iniciou o cultivo de feijão, que foi feito em três safras. Foi montada toda a estrutura e desenvolvido todos os processos, da colheita até o empacotamento. Este ano, serão plantados em torno de 500 hectares do grão. Serão comercializados o feijão preto e o carioquinha. 

“Ao longo do ano passado, adquirimos conhecimento com o plantio e achamos uma boa oportunidade empacotar e ingressar no mercado. Em março, vamos lançar, além do feijão, o refresco em pó, com nove sabores, e o achocolatado. Já estamos planejando lançar também, ainda este ano, outros itens e queremos encerrar com um mix de 50 produtos”. 

Café Caldeira explica que o mix atual é composto por 14 itens entre linhas de café, cappuccino, filtros e coadores. 

Dentre as linhas, estão os Cafés Gema de Minas, Capelinha, Midiã e Café Montes Claros. Os produtos são vendidos em cerca de 300 cidades mineiras, com atuação na região dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Centro-Oeste de Minas e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Em relação ao mercado, as expectativas são positivas. Em 2020, a empresa conseguiu ampliar em 30% o faturamento e a previsão, com os lançamentos, é manter o crescimento e encerrar 2021 com alta de 20%. 

“Ao longo de 2020, conseguimos conquistar novos clientes, o que foi fundamental para o nosso crescimento. Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas não conseguiram manter o abastecimento dos pontos de vendas e aproveitamos a oportunidade para crescermos. Para este ano, com a variação do nosso mix, pretendemos continuar em expansão”. 

Ainda segundo Caldeira, a empresa, que é familiar, passou pelo processo de sucessão e devido ao bom planejamento vem crescendo ano a ano. 

“A empresa é familiar, foi fundada em 1997, e estamos buscando pela diversificação e pela modernização dos processos. Pretendemos expandir e atender todo o Estado. A sucessão familiar é muito importante para dar continuidade aos negócios, sempre estou motivando os jovens que estão na linha de frente da sucessão para se dedicarem porque quem planta, colhe”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas