Ibiraci, no Sul de Minas, recebe Festival do Café

A cidade de Ibiraci, no Sul de Minas, vai se transformar na “capital do café” de nesta terça-feira (12) a 14 de novembro. O município sediará o 3º Icafest – Festival do Café de Ibiraci – e é uma oportunidade para os visitantes mergulharem no universo do café, explorando desde a lavoura até a xícara. Com uma programação diversificada, o festival acontece no Centro Ibiraciense de Eventos e Lazer (Ciel) das 13h às 20h e tem entrada gratuita.
No local, produtores, técnicos, baristas e mestres de torra, além do público em geral, poderão encontrar de exposição de máquinas e implementos agrícolas até oficinas, workshops e palestras técnicas. Entre os palestrantes confirmados estão os engenheiros agrônomos e pesquisadores da Fundação Procafé. Também estão previsto o “Encontro das Mulheres do Café – Cerejas do Café e Universo Mulher Café” e a premiação do 9º Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Brasil exporta 4,9 milhões/sacas de café
Mesmo com os gargalos logísticos que impossibilitaram o embarque de 2,1 milhões de sacas de 60 kg de café até o fim de setembro neste ano, o Brasil registrou recorde mensal no volume exportado em outubro, com 4,926 milhões de sacas remetidas ao exterior. Esse montante representa crescimento de 11,6% ante mesmo mês de 2023 e de 3,27% frente ao maior volume histórico anterior, em novembro de 2020 (4,770 milhões de sacas). Os dados são do relatório estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), que foi divulgado na segunda-feira (11).
A um preço médio de US$ 282,80 por saca exportada, o valor obtido com as remessas cafeeiras do País, em outubro, alcançou US$ 1,393 bilhão, recorde para um único mês em ambos os cenários. Na comparação com a receita cambial obtida em outubro de 2023, o crescimento é de 62,6%.
Mineiros na final do Prêmio Illy
A illycaffè anunciou os 27 finalistas da 9ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy e na lista, que tem produtores de nove países, três são brasileiros de Minas Gerais: Décio Bruxel (Cerrado Mineiro), Matheus Lopes Sanglard (Matas de Minas) e Flávio da Costa Figueredo (Sul de Minas). Eles venceram a etapa do 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.
O prêmio, batizado em homenagem a Ernesto Illy, filho do fundador da empresa, celebra mais de três décadas de colaboração com produtores de café. Dois prêmios serão entregues no dia 12 de novembro em Nova York: o “Best of the Best”, escolhido por um júri de nove especialistas em café, e o “Coffee Lovers Choice”, selecionado pelos consumidores que participam de uma degustação às cegas de uma semana, nas lojas illy em todo o mundo.
Ouça a rádio de Minas