Ideagri lança ferramenta de gestão para gado de corte

A gestão eficiente das propriedades rurais é importante para que a atividade seja competitiva e lucrativa. Para auxiliar o pecuarista de corte no gerenciamento da gestão financeira, econômica e zootécnica das fazendas, a Ideagri, empresa de softwares para a agropecuária, desenvolveu o Bovitech Gestão Pecuária. O projeto é um conjunto de sistemas e aplicativos modulares para cobrir todas as necessidades de gestão de fazendas de gado de corte.
De acordo com o diretor de operações do Bovitech, Gabriel Toledo, a ferramenta de gestão para fazendas de pecuária de corte atua em três frentes: a gestão financeira, econômica e zootécnica.
“Estes são pontos cruciais para garantir que a fazenda opere com clareza das informações e dos dados e saiba qual a rentabilidade e lucro que ela está tendo. Também é possível identificar se a atividade não está gerando lucro. É uma maneira de ver qual a real situação da fazenda. Com a coleta de informações, construímos relatórios e o cenário que a propriedade vive naquele momento”.
Depois da coleta de dados e análise do cenário da propriedade é possível organizar toda a gestão. Toledo explica que com o levantamento, é possível organizar a parte de custos – desde os gastos com a nutrição até a compra de animais -, assim como a parte operacional das despesas e também todo maquinário, incluindo gastos com operação e manutenção.
Com o software também é possível avaliar e organizar toda a parte zootécnica da produção, desde o controle de pesagem – conectando as balanças eletrônicas ou inserindo os dados de forma manual – até o acompanhamento do desenvolvimento do animal.
“Com este controle, lá na frente, quando o produtor vai vender o animal é possível computar a receita. Assim, o produtor saberá, no mais básico da conta, a rentabilidade da fazenda. Com o uso do software, também é possível avançar mais. Temos toda a estrutura para que o produtor possa construir o fluxo de caixa, olhando receitas e despesas, inclusive, as futuras. Assim, ele consegue se planejar com antecedência”, explicou Toledo.
Ainda segundo Toledo, a gestão completa das fazendas é primordial para que os pecuaristas obtenham lucro com a atividade. Ele explica que nos últimos dois anos, o cenário da pecuária mudou. Além do constante avanço na produtividade, gerando mais arrobas por hectare, o setor também registrou uma valorização muito forte da arroba do boi gordo, do bezerro e do boi magro. Mas, ao mesmo tempo, foi registrado aumento significativo dos custos de produção.
“O capital que roda dentro da fazenda é muito maior que há 2 anos. O produtor tem possibilidade de aumentar a rentabilidade, mas também enfrenta um maior risco de ter prejuízo caso a gestão não seja eficiente. Com o Bovitech, entramos para ajudar a organizar a operação da fazendo trabalhando os custos, investimento e a receita. Com os dados que coletamos e a análise, também é possível identificar pontos que precisam de melhorias”, explicou.
Em relação aos custos do software, a cobrança é feita de acordo com o número de animais de cada fazenda, tornando a tecnologia acessível para produtores de todos os portes. Além disso, é possível testar por cerca de dez dias a ferramenta de forma gratuita.
Uso off-line
O software pode ser utilizado off-line, o que é importante já que a coleta dos dados, inclusive em áreas sem cobertura de internet, pode ser feita normalmente. Os dados são armazenados e atualizados quando há conexão. Os dados podem ser captados no campo, via celular, com integração e atualização automática no desktop.
“O mercado tem recebido as ferramentas de gestão muito bem. O pecuarista está muito preocupado em relação ao gerenciamento das informações e dos negócios para continuar crescendo. As expectativas são super altas. Já temos uma série de fazendas que atuam com software de corte e que querem dobrar de tamanho em animais atendidos”.
A linha Bovitech incluirá novos módulos e funcionalidades, algumas delas inéditas no mercado, envolvendo as fases de cria, recria e engorda.
Ouça a rádio de Minas