Indústria florestal contra incêndios

Empresas do setor florestal de Minas Gerais e instituições parceiras estão unidas em ações de prevenção e combate a incêndios. Para isso, a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) lançou, no último mês, a campanha “Queimar Te Queima”. O objetivo é conscientizar a população dos perigos causados pelo fogo descontrolado, sobretudo, em períodos mais secos do ano.
De acordo com a presidente da Amif, Adriana Maugeri, o diferencial da campanha está no fato de que todo material elaborado é de uso gratuito, com a possibilidade de inserção de logomarcas próprias. Entre as peças criadas estão imagens para redes sociais, vídeos, jingle para rádios, panfletos educativos, backbus, outdoors e até brindes como bonés, camisas, chaveiros e canecas. Para fazer download das peças, basta acessar www.queimartequeima.com.br.
No total, a campanha conta com a adesão das 22 empresas associadas à Amif e de 24 apoiadoras do setor público e privado. Ainda de acordo com Adriana Maugeri, a ideia é despertar em todos os cidadãos um senso de responsabilidade com relação aos incêndios, pois as consequências de uma área em chamas são sofridas até mesmo por quem está a quilômetros de distância.
“Os incêndios florestais causam muito mais do que as óbvias perdas da nossa biodiversidade. Eles causam prejuízos para os agricultores, o que acarreta aumento no preço dos alimentos. Além disso, causam queda de energia, o que gera uma cadeia de danos para a sociedade, como interrupção de atendimentos médicos, escolares, bombeamento de água e muitos outros serviços. É por isso que a campanha se chama ‘Queimar Te Queima’, porque os incêndios queimam todos nós, direta ou indiretamente”, afirmou Adriana Maugeri.
Ouça a rádio de Minas