Indústria mineira inova em presuntaria

A indústria mineira Saudali está sempre inovando e investiu aproximadamente R$14 milhões em um novo sistema de presuntaria, totalmente automatizado e de fluxo contínuo. É uma das tecnologias mais avançadas do mundo, segundo a empresa, e foi importada da Espanha. O sistema é composto por um preparador de salmoura, uma injetora de tempero, um tumbler (misturador), uma embutidora e uma termoformadora.
Dentre os benefícios, a novidade garante mais praticidade na produção e mais sabor no produto final.
De acordo com o gerente industrial da Saudali, Ângelo Marliére, a mudança teve como objetivo antecipar as adequações do processo de produção do presunto ao Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ), elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “O resultado é um produto final de qualidade superior e que atende ao RTIQ, obtido através das mais modernas tecnologias existentes no mercado e equiparados aos principais players do segmento alimentício”, comenta Marliére.
Com a nova implantação no sistema de presuntaria, a principal mudança é a utilização da peça de pernil inteira e não mais moída. Antes, a massa resultante do processo de moagem do pernil era embutida em sacos plásticos grampeados com grampo alumínio, e levada ao cozimento. “Agora, a peça de pernil passa pelo processo de injeção de tempero e segue para o tambleamento, que é um ‘massageamento’ da carne. Essa etapa permite melhor extração da proteína, proporcionando mais sabor e suculência ao produto final”, reforça Marliére. Ele completa dizendo que, após ser tambleado, o produto permanece em cura por cerca de 4 horas, antes de ser termoformado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ele reforçou também que a mudança no processo produtivo impactou em mudanças na embalagem do produto final. O presunto deixa de ser comercializado em embalagens grampeadas, para ser vendido em embalagens termoformadas. “Esse tipo de embalagem é vantajoso porque a selagem ocorre logo após a formagem, não sendo necessária a manipulação da mesma e evitando possíveis contaminações. As embalagens termoformadas também concedem ao produto excelente qualidade de armazenamento, garantindo melhor vida útil da proteína”, conclui o gerente.
Após a testagem do novo sistema, os produtos Presunto e Apresuntado termoformados já estão sendo produzidos pela empresa. De acordo com a previsão do diretor comercial da Saudali, Adriano Pacheco, os itens devem estar disponíveis nos principais pontos de venda das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste a partir do mês de junho.
Ouça a rádio de Minas