Inscrições para o 13º Prêmio Região do Cerrado entram na reta final
Produtores de café da Região do Cerrado Mineiro (RCM) têm até esta sexta-feira (19) para garantir a participação no 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro. A iniciativa é promovida pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae Minas, e celebra os cafés de excelência da safra 2025/2026. Cada produtor poderá inscrever uma amostra por categoria, por meio das cooperativas e associações filiadas à federação, localizadas nas cidades-polo. O regulamento completo está disponível no site.
Entre as novidades desta edição está a criação da Categoria Doce Cerrado Mineiro, que vai premiar os cafés mais doces da safra, processados pelo método Natural e com características sensoriais típicas da região, como notas de chocolate, caramelo, amêndoas e acidez cítrica. Outra novidade é a reformulação da antiga Categoria Fermentação Induzida, que passa a se chamar Categoria Fermentado. O prêmio também contempla as categorias Café Natural e Cereja Descascado.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Pouso Alegre ganha delegacia rural
A Polícia Civil de Minas Gerais inaugurou na segunda-feira (15) a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, em Pouso Alegre, no Sul do Estado. Vinculada à delegacia regional, a nova unidade integra o programa estadual “Campo Seguro” e amplia a rede de proteção da polícia judiciária no interior mineiro.
A criação da unidade tem como objetivo intensificar a repressão qualificada a crimes patrimoniais em áreas rurais, fortalecendo a segurança no campo. A delegacia foi instalada com o apoio do Sindicato Rural de Itajubá, do Sindicato dos Produtores Rurais de Careaçu, da iniciativa privada em Itajubá e da Prefeitura de Pouso Alegre.
Para reforçar o trabalho, o governo do Estado destinou uma viatura adaptada às demandas do meio rural.
CCPR expande rede de varejo
A CCPR firma um passo importante no plano de expansão da rede CCPR Armazém ao inaugurar sua primeira loja agropecuária no Triângulo Mineiro. A nova unidade será aberta, em Uberlândia, nesta quarta-feira (17). A escolha do local considerou o potencial da região, a concentração de produtores rurais e o alto volume de captação de leite.
Além dessa unidade, a cooperativa também conta com 20 lojas distribuídas em Minas Gerais e Goiás, sendo a unidade de Silvânia/GO inaugurada em agosto deste ano. A CCPR é a maior cooperativa captadora de leite do Estado e uma das principais empresas do segmento de nutrição animal do País.
A expansão das lojas é parte da estratégia de investimento no mercado de nutrição animal, que contou com a construção da maior planta industrial de rações e suplementos animais da América Latina, inaugurada em 2024, no distrito de São José da Lagoa, em Curvelo.
Ouça a rádio de Minas