Inscrições para programa de desenvolvimento de lideranças da CNA Jovem vão até 19 de janeiro

As inscrições para a 6ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças CNA Jovem vão até o dia 19 de janeiro de 2025. Os candidatos interessados devem fazer pré-cadastro no link. Para participar da iniciativa, é necessário ter entre 22 e 30 anos, além de vínculo com o setor agropecuário (produtor rural ou familiar de produtor rural), formação de nível técnico ou superior completo e atuação profissional em áreas ligadas ao agro. Nesta edição, o programa terá três fases: seletiva, regional e nacional e a cada aprovação, o jovem passará para a fase seguinte.
O CNA Jovem é um programa do Sistema CNA/Senar que visa identificar, desenvolver competências e integrar jovens lideranças de todo Brasil com foco na preparação de uma nova geração de líderes empreendedores capazes de assegurar a sucessão e a inovação no setor agropecuário. Criada em 2014, a iniciativa oferece um método de resolução de desafios reais a partir de uma série de capacitações, oficinas, encontros e atividades presenciais em todo o Brasil. O programa abre portas para uma carreira de liderança que conecta jovens ao redor do País, estimulando e desenvolvendo a liderança empreendedora, inovação, preparação para sucessão, autoconhecimento, entre outros.
Veja, a seguir, outro destaque do Agronegócio:
Citricultura: entrega do relatório do greening
Atenção, citricultores do Estado. A entrega do relatório de vistoria do HLB (greening) referente ao segundo semestre de 2024 deve ser realizada até o dia 31 de janeiro de 2025. O relatório deverá ser feito, exclusivamente, utilizando o novo sistema. O produtor rural deverá acessar por meio do acesso “Externo”, utilizando o login do Gov.br.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

O greening é uma das principais doenças que atacam a citricultura e é causado por bactéria que pode ser transmitida por um inseto vetor ou pelo uso de borbulhas de plantas doentes que dão origem a mudas contaminadas. O inseto se hospeda em todas as variedades cítricas e nas plantas ornamentais de murta. A doença tem capacidade para arrasar os pomares. Nos casos de suspeita do greening, o escritório do IMA deve ser comunicado rapidamente. De julho a dezembro são feitas duas inspeções, a exemplo do primeiro semestre.
Ouça a rádio de Minas