Agronegócio

Inscrições para 1º concurso de qualidade das cachaças vão até sexta-feira

Concurso tem como público-alvo produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, registrados no Mapa
Inscrições para 1º concurso de qualidade das cachaças vão até sexta-feira
Assim como queijo e café, concurso estadual quer fortalecer outro tradicional produto de Minas, a cachaça de alambique | Crédito: Divulgação Emater-MG

As inscrições para o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024 se encerram nesta sexta-feira (dia 19) e devem ser feitas nos escritórios locais da Emater-MG. O concurso tem como público-alvo produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana. O regulamento completo do concurso está disponível no site da Emater-MG.

O assessor técnico do Departamento Técnico (Detec) da Emater-MG, Lucas Rocha Carneiro, da comissão organizadora do concurso, explica que a inscrição deve ser feita em duas fases. “O produtor interessado deve procurar o escritório da Emater-MG de seu município até o dia 19 de julho e preencher o anexo 1 do regulamento. Após a confirmação da pré-inscrição, o produtor deve enviar a documentação e as amostras até o dia 2 de agosto”, explica.

As inscrições para o concurso são gratuitas. Já a responsabilidade sobre custo operacional da preparação e envio dos documentos e das amostras é do produtor interessado. Cada produtor poderá realizar até duas inscrições, sendo permitida apenas uma inscrição por categoria.

No 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024, as categorias de cachaça de alambiques disponíveis são: Cachaça de Alambique; Cachaça de Alambique Armazenada; Cachaça de Alambique Envelhecida; Cachaça de Alambique Envelhecida – Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já as categorias de aguardente de cana são: Aguardente de Cana; Aguardente de Cana Armazenada; Aguardente de Cana Envelhecida; Aguardente de Cana Envelhecida – Premium e Aguardente de Cana Envelhecida – Extra Premium. Cada participante poderá realizar até duas inscrições, sendo permitida apenas uma inscrição por categoria.

Fortalecimento do setor

O período de realização do 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana será de junho a novembro, sendo subdividido nas etapas de recebimento de inscrições, julgamento das amostras e premiação.

“A Emater-MG tem uma vasta experiência com os concursos de café e dos queijos artesanais e agora vai avaliar também a cachaça, que é um produto que vem crescendo cada vez mais no Estado. Dessa forma, estamos fomentando o setor, trazendo mais produtores para a formalidade e valorizando a bebida, que é produzida com qualidade e reconhecida internacionalmente”, salienta o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes.

Segundo o Mapa, o setor de cachaça no Brasil é relevante para economia nacional e, no ano passado, empregou somente na região Sudeste 3.062 pessoas. Minas Gerais é o primeiro estado a ultrapassar a marca de 500 cachaçarias registradas, tendo 504 estabelecimentos registrados. O Estado é detentor de mais de 60% dos alambiques do Sudeste, região que possui o maior número de estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Brasil (67,3% dos estabelecimentos nacionais). (Emater-MG)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas