Agronegócio

Irregularidade das chuvas marca janeiro de 2026 e acende alerta para lavouras em Minas

Enquanto há volumes de chuva acima da média para algumas regiões, outras terão poucas precipitações
Irregularidade das chuvas marca janeiro de 2026 e acende alerta para lavouras em Minas
Previsão de chuvas abaixo da média em Minas Gerais, combinada a temperaturas mais elevadas, pode limitar disponibilidade hídrica do solo e afetar desenvolvimento inicial das lavouras | Foto: Reprodução Adobe Stock / Lovelyday12

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica irregularidade na distribuição das chuvas sobre o território brasileiro no mês de janeiro de 2026. São previstos volumes de chuva acima da média abrangendo a região Norte, o oeste da região Centro-Oeste e estendendo-se até a região Sul. Em contrapartida, áreas do centro-sul da região Nordeste, do centro-norte da região Sudeste e da porção leste do Centro-Oeste, devem registrar chuvas abaixo da média.

Para o Sudeste, a previsão indica volumes de chuva acima da média em praticamente todo o estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Em contrapartida, são previstas chuvas abaixo da média no sul do Espírito Santo, no centro-norte do estado do Rio de Janeiro e em grande parte de Minas. Nas demais áreas da região, os acumulados tendem a permanecer próximos à média climatológica.

Com relação às temperaturas também para o Sudeste, prevê-se aumento da temperatura média na maior parte de Minas Gerais (com maior aquecimento no Noroeste do Estado) e nas porções oeste e nordeste de São Paulo. Nas demais áreas da região, é prevista temperatura média próxima à climatologia.

Culturas agrícolas

Com relação às culturas agrícolas em geral, a previsão de chuvas abaixo da média em Minas Gerais, Espírito Santo e centro-norte do Rio de Janeiro, combinada a temperaturas mais elevadas, pode limitar a disponibilidade hídrica do solo e afetar o desenvolvimento inicial das lavouras, especialmente em áreas mais dependentes da chuva. Em contrapartida, a previsão de chuvas acima da média em São Paulo tende a contribuir para a adequada reposição da unidade do solo, o que tende a beneficiar o desenvolvimento das lavouras de grãos, cana-de-açúcar e café.

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950. (Mapa)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas