Agronegócio

Apiário de Itajubá fica em segundo lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal de Mel 2024

Resultado foi divulgado em uma cerimônia na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Confira também outros destaques do Agronegócio
Apiário de Itajubá fica em segundo lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal de Mel 2024
Crédito: Wenderson Araújo / Trilux

O produtor Nivaldo Alves da Silva, do Apiário Sul de Minas, em Itajubá, ficou com o segundo lugar na categoria mel claro do Prêmio CNA Brasil Artesanal de Mel 2024. O resultado foi divulgado em uma cerimônia na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, na quarta-feira (11). O vencedor da categoria foi a apicultora Adriana de Bortoli, do Apiário Máximo, no município de Jaquirana, no Rio Grande do Sul.

A outra categoria em disputa foi mel escuro. Além dos finalistas do prêmio e familiares, o evento contou com a presença de diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de federações estaduais, além de dirigentes e representantes do setor empresarial e produtivo.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, avaliou o reconhecimento alcançado pelo prêmio. “A CNA enxerga que a melhor forma de você conseguir levar renda ao produtor é ter uma orientação técnica e gerencial de qualidade e buscar a oportunidade de agregar valor ao que ele produz. E esse concurso mostrou a qualidade do mel brasileiro”, disse. A lista completa dos vencedores pode ser acessada no site da CNA.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cai valor da produção agrícola

Em 2023, após seis anos ininterruptos de crescimento, a produção agrícola nacional apresentou retração na geração de valor de produção, em números absolutos, mesmo com a consolidação de um novo recorde na produção de grãos. O valor da produção das principais culturas agrícolas do Brasil alcançou R$ 814,5 bilhões, o que representa uma queda de 2,3%, frente ao ano anterior. É o que aponta a Produção Agrícola Municipal (PAM) 2023, divulgada na quinta-feira (12) pelo IBGE. Mas dentre todas as culturas agrícolas, a soja ainda segue em destaque em termos de valor gerado.

O volume total produzido chegou a 152,1 milhões de toneladas, um acréscimo de 25,4% no ano. Segundo a pesquisa, a soja apresentou novamente o maior valor de produção entre os produtos agrícolas levantados, totalizando R$ 348,7 bilhões, um acréscimo de 0,4% na comparação com o ano anterior.

Caravana de tratores na Estrada Real

Pela primeira vez, Minas Gerais recebe a caravana de tratores “Viajando com V de Valtra”, que celebra a conexão entre história, fé e agricultura. Nesta terceira edição, a ação percorre a histórica Estrada Real entre os dias 12 a 15 (domingo). A caravana será formada por 16 máquinas de várias gerações e tecnologias e percorrerá cerca de 200 km, com início em Santana dos Montes e passará por Itaverava, Ouro Branco, Itatiaia, Lavras Novas, Chapada, até chegar a Mariana e Ouro Preto.

O grupo se reuniu na quinta-feira (12) para revisão final dos tratores antes de pegar estrada e, desta sexta-feira (13) a domingo (15), durante três dias, os mais de 60 participantes, incluindo produtores rurais e agro influenciadores digitais, dentre outros, vão mostrar a força do agronegócio. A caravana é organizada pela Valtra, empresa que comercializa veículos para o agro e que atua no Brasil desde 1960.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas