Iturama recebe investimentos de R$ 1 mi

A demanda crescente por uma agricultura mais sustentável tem estimulado os negócios da Cultura Agromais, empresa distribuidora de insumos de Minas Gerais. A empresa, que já tem nove unidades no Estado, vai inaugurar, entre o final de maio e início de junho, a 11ª loja no Estado.
Com investimento de R$ 1 milhão, a nova unidade será em Iturama, no Triângulo Mineiro. Além dos produtos, a empresa trabalha com uma equipe especializada que atende individualmente os produtores no campo, incentivando a agricultura regenerativa.
O CEO da Cultura Agromais, César Oliveira, explica que a escolha do município para a instalação da unidade ocorreu devido ao potencial produtivo da região, que se destaca nas culturas de soja, milho, cana-de-açúcar, entre outras.
“A região tem uma forte vocação agrícola e uma produção crescente de soja, cana, de milho e vimos uma oportunidade de apoiar os produtores. Fizemos um estudo estratégico de mercado e estamos otimistas. Nossos técnicos já estão no campo, atendendo os produtores e divulgando nossos serviços”, explicou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A unidade de Iturama faz parte do projeto de expansão da Cultura Agromais, que pretende chegar a 2025 com 15 lojas instaladas no Estado e em São Paulo. Ao todo, com a abertura das 15 lojas, serão gerados 200 a 250 postos de trabalho diretos.
“Estamos investindo em mais esta unidade e queremos desenvolver e ajudar a agricultura do Estado a se desenvolver também. Nossa equipe hoje conta com 147 profissionais, destes, cerca de 70% são agrônomos e técnicos agrícolas que atuam na extensão rural no campo”.

Além de trabalhar com a venda de insumos agrícolas, a empresa atua na extensão rural no campo, com técnicos avaliando e orientando os produtores.
Segundo Oliveira, o trabalho é focado na agricultura sustentável. Com a nova unidade, produtores da região terão acesso a diversas soluções agronômicas, tecnológicas e financeiras, com foco na sustentabilidade da agricultura.
“Nosso objetivo é não ser mais uma empresa distribuidora agrícola. Queremos, realmente, levar para o campo uma agricultura diferente. Procuramos entender o agricultor, acompanhar o processo produtivo e entregar resultados. Nosso objetivo é elevar a produtividade com rentabilidade”.
Ainda segundo Oliveira, o trabalho desenvolvido junto aos agricultores busca estimular uma agricultura mais sustentável.
“A gente orienta o produtor para mudar o viés da agricultura, buscando uma agricultura regenerativa, com as plantas de cobertura, bioativação do solo, uso de sementes de alta tecnologia e recuperação do solo. Isso traz um retorno bastante interessante para o produtor, mas não é fácil adotar essa tecnologia”, explicou.
Além de atuar fortemente na produção de grãos, a empresa também atende à cafeicultura.
“Estamos aplicando a agricultura regenerativa no café. Utilizando as plantas de cobertura nas ruas da cultura. Isso proporcionou uma presença maior de inimigos naturais que combatem os não naturais da planta. Com isso, há uma melhora no ecossistema que diminui bastante a necessidade de uso de herbicidas”.
A Cultura Agromais tem 17 anos de atuação no segmento. No Estado, já estão em funcionamento nove unidades localizadas em Araxá; Santa Juliana; Patos de Minas; Patrocínio; Coromandel; Uberaba; Conceição das Alagoas; Pirajuba e Capinópolis. Há também uma em Ituverava, em São Paulo.
Ouça a rádio de Minas