IV Seminário Mineiro da Cachaça está com inscrições gratuitas abertas

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Mineiro da Cachaça, que será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte. Promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o evento gratuito vai reunir produtores, técnicos e instituições representativas do setor para discutir a preservação e valorização da produção da cachaça em Minas Gerais, bem como preparar os produtores para inserção da bebida no mercado internacional. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição no seguinte site: https://www.sympla.com.br. É só procurar por IV Seminário Mineiro da Cachaça.
O seminário é realizado desde 2018. Em virtude das medidas de restrição impostas durante a pandemia de Covid-19, o evento foi suspenso em 2020, retornando no ano seguinte no formato virtual. Esta quarta edição retoma o encontro presencial.
Segundo a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Jaqueline de Fátima Santos, os temas de todos os seminários são consultados e aprovados na Câmara Setorial da Cachaça. “É a instância que reúne produtores e entidades representativas e onde são apresentadas as necessidades de todo o segmento. Temos produtores em todo o estado com vários estágios de maturidade, e os temas selecionados procuram atender as principais demandas”, afirma.
Minas Gerais se destaca como o Estado com maior número de municípios que apresentam ao menos uma cachaçaria registrada. Em cada três cidades que têm esse tipo de empresa formal no País, um está no Estado. O ranking nacional de número de cachaças também é liderado por Minas, que tem 1.778 produtos registrados. “São mais de mil registros a mais do que São Paulo, que é segundo colocado”, detalha a diretora.
Exportação – A exportação brasileira de cachaça experimentou significativa recuperação em 2021, frente ao cenário de 2020. O crescimento, no ano passado, foi de 29,5% no volume exportado, superando 7,2 milhões de litros.
Em relação ao valor, a receita foi de aproximadamente US$ 13,2 milhões, com aumento de 38,4%, o que representa um valor médio de cerca de US$ 1,82 por litro. Em 2021, a cachaça foi exportada para 67 países, sendo os principais mercados o Paraguai, Alemanha e Estados Unidos. (Seapa)
Ouça a rádio de Minas