Jequitinhonha Alimentos lança linha de café em Belo Horizonte

O mercado aquecido dos cafés especiais estimulou a Jequitinhonha Alimentos, com sede em Capelinha, Vale do Jequitinhonha, a investir em uma linha diferenciada. Produzida com grãos certificados, a linha Poema Café foi lançada em Belo Horizonte e vai atender cafeterias e o mercado mais exigente e que valoriza a alta qualidade. Para a produção da linha, houve um investimento próximo a R$ 2 milhões na indústria.
A indústria da Poema conta com equipamentos automatizados, incluindo um torrador com capacidade para torrar 30 quilos de café a cada 15 minutos, permitindo o acompanhamento das curvas de torra, o que é essencial para a qualidade do produto.
Conforme o CEO da Jequitinhonha Alimentos, Luiz Carlos Moreira Barbosa, a Poema Café foi idealizada e é gerenciada pelos filhos Luiz Gustavo e Vitor Barbosa. O objetivo é aproveitar a tendência de um consumo cada vez maior de cafés de qualidade e valorizar o grão produzido na Chapada de Minas, região composta por 22 cidades e onde são produzidas cerca de 400 mil sacas de café ao ano.
“A Poema Café é uma indústria de cafés especiais e gourmet. Vamos produzir microlotes utilizando grãos de alta qualidade e certificados. A capacidade instalada é de 11 toneladas de café ao mês. A marca tem uma importância social muito grande na região, já cerca de 70% dos grãos que compramos são produzidos pela agricultura familiar. São cafés distintos, colhidos grão a grão e, pelo diferencial, pagamos até 100% a mais ao produtor”.
A produção da linha foi iniciada em março e já é comercializada nas regiões do Jequitinhonha, Norte, Leste e Centro-Oeste de Minas, onde há forte atuação da empresa. Ao chegar ao mercado de Belo Horizonte, a expectativa é que a produção cresça. Hoje, a fábrica opera com cerca de 10% da capacidade instalada.
“Estamos chegando em Belo Horizonte e a nossa primeira parceria é com a Grão e Graça Cafeteria, localizada no bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital. Já estamos com diversas outras parcerias em negociação para que o café chegue ao varejo”, explicou.
Além de chegar ao varejo da Capital, os cafés da Jequitinhonha também são comercializados nos canais digitais da marca e marketplaces.
Jequitinhonha investe em Centro de Distribuição
O lançamento dos cafés em Belo Horizonte é um avanço importante e faz parte da estratégia de expansão da empresa. Além dos investimentos significativos na fábrica da Poema Café, a Jequitinhonha também está investindo na construção da segunda etapa do Centro de Distribuição (CD), em Capelinha. A obra será concluída em novembro.
O CD terá capacidade para armazenar 1,2 milhão de quilos de alimentos e produtos, com uma área de 1.400 metros quadrados. Com essa expansão, a área total do parque fabril da Jequitinhonha Alimentos atingirá cerca de 12.000 mil metros quadrados. O investimento na ampliação do CD foi de R$ 2,2 milhões.
“A Jequitinhonha Alimentos, além de ser uma indústria de café e produzir marca própria para terceiros, atua também como distribuidora há dois anos. Os investimentos são para diversificar as receitas. Atuamos distribuindo produtos de outras indústrias, como de água de coco, energético, batata chips, bebidas alcoólicas, sucos, entre outros. Queremos entrar muito ativos no mercado da distribuição, porque há muitas fábricas boas buscando por essa prestação de serviço. Estamos nos preparando para isso e, em 2026, a meta é estar mais focados e estruturados, com uma cobertura muito maior, buscando o equilíbrio de receita e a sustentabilidade do negócio”, explicou.
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