JPA Summit reúne inovações e tendências para o agronegócio

A segunda edição do JPA Summit, evento organizado pela JPA Agro, acontecerá em Lavras, no Sul de Minas Gerais, nesta sexta-feira (7). O objetivo do evento é promover a conexão direta entre inovação, finanças e o futuro do agronegócio.
De acordo com o gestor da JPA Agro, empresa pertencente ao Grupo JPA, com sede na cidade, Marcelo Teixeira Rezende, a primeira edição foi apenas um piloto e devido ao sucesso houve a expansão do evento. A ideia é realizar novas edições em cidades maiores, como Belo Horizonte e São Paulo. O evento gratuito é aberto a todos os interessados no ecossistema agronegócio e participam também representantes de laticínios e de cooperativas parceiras.
“Estamos muito otimistas com JPA Summit. Este será o segundo ano e vamos reunir lideranças do agronegócio, clientes, representantes de laticínios e analistas de mercado. Nosso objetivo é levar informações para os representantes do setor e também mostrar soluções”, confirma.
Ainda conforme Rezende, o conteúdo do JPA Summit é estratégico para os empresários, produtores, fornecedores e especialistas. Ao longo do evento, haverá discussões sobre a macroeconomia e apresentadas inovações.
Os participantes, que devem somar 200, também poderão conhecer os cenários e tendências de mercado para importantes produtos do agronegócio como a soja, o milho, caroço de algodão e polpa cítrica, estes dois últimos considerados essenciais para os produtores de leite.
Para discutir o papel do mercado financeiro no desenvolvimento do agronegócio haverá uma mesa redonda com a participação do fundador e CEO do Grupo JPA, Leandro Avelar, o gestor do setor de caroço de algodão na JPA Agro, Marcelo Teixeira, o fundador e analista da AD Safras, Adolfo Henrique, e um economista convidado.
Inovação para o agronegócio
Conforme Rezende, uma das novidades do evento é a Inteligência Artificial (IA). A tecnologia promete agilizar e garantir maior precisão na comunicação das empresas do grupo com os produtores. A inovação vai otimizar o tempo dos processos de compra e de pesquisa, tornando, assim, mais simples a troca de informações essenciais para os negócios.
“No evento, vamos mostrar o cenário macroeconômico e as tendências para o agronegócio. Além disso, mostraremos as inovações desenvolvidas pelo grupo, como a implantação da Inteligência Artificial (IA) para treinamento interno, atendimento ao cliente e para assessoria na tomada de decisão na JPA Inteligência. O objetivo é que o encontro siga crescendo e, futuramente, possamos mudar para cidades maiores, como Belo Horizonte e São Paulo. Queremos atrair mais lideranças e aumentar o debate”.
Ainda conforme Rezende, com o evento, a empresa reforça o objetivo de estar sempre ao lado do empresário do agronegócio. Para isso, entrega ferramentas que ampliam as oportunidades e impulsionam a produtividade no campo. Fundada em 2009, a JPA Agro começou como uma corretora de commodities e se tornou um marketplace completo do agronegócio no Brasil.
A empresa trabalha com uma plataforma digital, conecta, assim, a indústria de produtos aos clientes, que são os produtores rurais. No espaço são comercializados diversos produtos e insumos voltados para a produção leite, granjas de aves e suínos e bovinos de corte. Em 2024, as transações na plataforma alcançaram R$ 500 milhões em 2024.
Ouça a rádio de Minas