Julgamento do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais será nesta sexta-feira

Depois de várias etapas, o 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais chega à sua reta final e 99 queijos serão julgados nesta sexta-feira (dia 23), no Serro, um dos maiores produtores de queijo do Estado. Mas os ganhadores só serão conhecidos na cerimônia de premiação, que vai ser no dia 30 de agosto, também na cidade histórica. O concurso é promovido pela Emater-MG.
A novidade deste ano é a criação da categoria “Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – com ingredientes opcionais ou defumados”. A assessora técnica da Emater-MG, Fernanda Quadros, ressalta que a regulamentação dos queijos artesanais Alagoa e Mantiqueira de Minas permite a fabricação com ingredientes opcionais (especiarias, azeite ou vinho) ou realiza-se a defumação. “Este tipo de queijo tem muitos apreciadores e produtos saborosos. Então para enriquecer o concurso e ter mais variedades concorrendo, resolvemos criar essa nova categoria dos queijos temperados para os tipos Alagoa e Mantiqueira”, comenta.
As demais categorias são: Queijo Minas Artesanal (QMA), Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – maturação de 14 a 30 dias e Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – maturação acima de 60 dias. A primeira categoria (QMA) exige uma maturação de 14 a 30 dias para os queijos das regiões produtoras: Araxá, Canastra e Serra do Salitre. Já para o queijo Serro, a maturação é de 17 a 30 dias. E nas demais regiões (caracterizadas ou não), o prazo exigido é de 22 a 30 dias. Os cinco queijos de cada categoria com maior soma de pontos serão declarados os vencedores do concurso e vão receber troféus na cerimônia de premiação em agosto. (Emater-MG)
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas