Júri popular aprova amostras de mel do Prêmio CNA, e Minas é finalista

A experiência sensorial da degustação de 10 amostras de mel finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal foi aprovada pelo público que visitou a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), em Goiânia (GO), na quarta-feira (28).
Entre os finalistas, Minas Gerais tem representantes. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu a etapa do júri popular do prêmio que conta com duas categorias: mel claro e mel escuro.
Além de Minas, há produtores de outros seis estados: Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Bahia; Mato Grosso do Sul, Ceará e Paraná.
“Foi importante trazer os produtos artesanais para este evento, que reuniu várias entidades e os setores público e privado. As pessoas puderam experimentar e ter uma mostra da qualidade desses produtos. Para nós é uma satisfação receber o concurso do mel em Goiás”, afirmou o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A curiosidade sobre o sabor e a variedade do mel nacional atraiu os expositores e visitantes da feira. O chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, descreveu a experiência inédita dele. “Poder provar diferentes méis vindos de diferentes regiões do País e a diversidade que eles trazem de sabor, textura e aroma. Valeu a experiência e foi uma experiência fantástica.”
A assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, acompanhou toda a degustação e disse que as opiniões ficaram equilibradas entre as categorias. “As pessoas se interessaram muito pela história dos méis, quais são as floradas e particularidades como sabor e aroma. Fizeram comparação entre os claros e os escuros, inclusive identificaram a intensificação do sabor e aroma entre as duas categorias. Foi bem interessante”, concluiu.
O concurso de mel recebeu mais de 270 inscrições, que foram selecionadas por um júri técnico. Após o júri popular, haverá a última etapa, baseada na análise das histórias dos finalistas. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, troféus, certificados e selos.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal – Mel – tem parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).
A lista com a classificação dos finalistas será divulgada na premiação, em cerimônia na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília, no dia 11 de setembro. (Com informações da CNA)
Ouça a rádio de Minas