Agronegócio

Leilão do Projeto Jequitaí ocorre hoje na B3

Leia os 'Curtas' do agronegócio desta sexta (1)
Leilão do Projeto Jequitaí ocorre hoje na B3
Crédito: Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza hoje (1º), às 14h, na B3, em São Paulo, o leilão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, que fica no Norte de Minas.

Estima-se que o empreendimento gere cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos e produza 350 mil toneladas de alimentos. Ele também possibilitará a reserva de água para abastecimento de até 19 municípios, além de viabilizar uma área de 23,7 mil hectares para irrigação. A expectativa é que os investimentos sejam da ordem de R$ 1,5 bilhão na região.

Aguardado há várias décadas, o projeto, que tem como objetivo resolver o problema da falta de água na região, consiste na implantação de barragem de usos múltiplos no rio Jequitaí. A concessão do Projeto Jequitaí está sendo realizada pela Codevasf, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e com a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, irá ao leilão.

Epamig: primeira venda de mudas de café Conilon

A Epamig realizou a entrega das primeiras mudas de café Conilon produzidas nos campos experimentais de Leopoldina e Vale do Piranga (Oratórios), na zona da Mata Mineira. O lote contendo 7 mil mudas foi adquirido por um cafeicultor do município de Raul Soares, na mesma região.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A implantação dos jardins clonais, a construção dos viveiros e a produção de mudas clonais de café Conilon integram o projeto “Expansão do Cultivo de Café Conilon no Leste de Minas Gerais”, financiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O projeto tem ações voltadas para a região Leste do Estado, entretanto, sua contribuição é voltada para os 292 municípios mineiros localizados em áreas baixas e quentes, que são aptos ao cultivo dessa espécie.

O material genético usado para a produção das mudas foi adquirido junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – (Incaper). A Epamig adquiriu material genético de quatro cultivares. Apesar de Minas ter um grande número de municípios aptos ao cultivo do Conilon, ainda não há materiais genéticos registrados oficialmente no Mapa com recomendação para o Estado. Em 2024, a expectativa é de que sejam produzidas 30 mil mudas.

Singapura: importação de extrato de carne bovina do Brasil

O governo de Singapura anunciou para o Brasil a aprovação sanitária para a importação de extrato de carne bovina. O produto apresenta boas perspectivas no mercado asiático. O anúncio soma-se à abertura, no início do mês, do mercado singapurense para carnes e produtos derivados de ovinos. Em 2023, o país importou aproximadamente US$ 685 milhões em produtos agrícolas do Brasil. Trata-se da 16ª barreira comercial agrícola eliminada somente neste ano. Tais resultados são fruto do esforço conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O extrato de carne é preparado a partir de músculo esquelético de bovino com baixo teor de gordura e medula, que é livre de coluna vertebral sem tendões. O produto é usado na preparação de meios de cultura microbiológicos. Somente nos dois primeiros meses do ano, o Brasil superou 16 barreiras comerciais em 11 países, marcando um bimestre histórico na abertura de novos mercados para os produtos do agro brasileiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas