Agronegócio

Leilões da Megaleite começam nesta segunda-feira

Leilões da Megaleite começam nesta segunda-feira
Crédito: Divulgação

As vendas de animais da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) começam antes mesmo da própria feira. De acordo com os organizadores, os leilões terão início já nesta segunda-feira (13), dois dias antes da abertura da Megaleite, que acontece entre a próxima quarta-feira (15) e sábado (18), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A expectativa da organização é que as vendas de animais superem a movimentação financeira da última edição.

A programação prevê oito leilões e dois shoppings de animais, três a mais que a edição de 2019 (ano da última edição presencial do evento), quando foram comercializados R$ 4,5 milhões. Serão negociados exemplares das raças girolando e gir leiteiro.

“O mercado está bastante aquecido nos últimos anos e isso deve ser refletido na Megaleite, onde sempre ocorrem grandes e tradicionais leilões”, destacou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho. A entidade é organizadora do evento, que desde 2016 ocorre em Belo Horizonte.

A Megaleite representa oportunidade de democratizar o acesso à uma genética de alta qualidade para muitos produtores. “A rentabilidade na pecuária leiteira passa necessariamente pelo uso de animais melhoradores, pois eles são capazes de produzir bem e por muitos anos. O investimento em animais de genética diferenciada da raça girolando vem crescendo, pois, a raça consegue manter uma boa produção tanto no sistema a pasto quanto em confinamento”, assegurou o presidente do Núcleo de Criadores de Girolando das Gerais, Alexandre Freitas.

A entidade realizará no dia 16 de junho o 4º Leilão Núcleo Girolando das Gerais. Serão ofertadas bezerras, novilhas prenhes, vacas paridas e doadoras de alto valor genético, oriundas de 28 criatórios associados ao Núcleo das Gerais.

Na raça gir leiteiro, a expectativa também é de superar as médias dos anos anteriores. “O mercado está bem aquecido para a raça e durante a Megaleite, que é o principal evento da pecuária leiteira, certamente as negociações apresentarão médias superiores às registradas nos leilões deste ano. E um dos motivos para isso é que serão animais ofertados na Megaleite que foram selecionados criteriosamente, apresentando uma qualidade genética muito grande”, adiantou o criador Adriano Bicalho, que no dia 17 de junho realizará o 16º Leilão Gir Leiteiro Reserva Especial 2B, durante a Megaleite.

Mais informações sobre a programação de leilões podem ser obtidas em www.megaleite.com.br.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas