Agronegócio

Maior edição da Expocachaça deve movimentar R$ 30 milhões em negócios 

Evento vai ser de 7 (quinta-feira) a 9 de agosto (sábado) e, pelo segundo ano, será realizado no CenterMinas Expo, na capital mineira
Maior edição da Expocachaça deve movimentar R$ 30 milhões em negócios 
Na edição 2025, vão participar cerca de 250 expositores de 18 estados reunidos em estandes coletivos e individuais | Foto: Divulgação Douglas Alessandro

Maior feira mundial da cachaça, a Expocachaça, em 2025, acontecerá de 7 a 9 de agosto em Belo Horizonte. O evento reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios. Além de reunir várias marcas de cachaças, o evento também é espaço para outros produtos importantes como a cerveja especiais e os doces, que estarão reunidos na 18ª BrasilBier e na 3ª edição do Minas + Doce.

O evento, que será no CenterMinas Expo, no bairro União, em Belo Horizonte, terá expositores de 18 estados brasileiros e ocupará uma área de 12,17 mil metros quadrados. A estrutura conta com estandes coletivos e individuais e reúne mais de 2 mil marcas de produtos, insumos e equipamentos de toda a cadeia produtiva para as cachaças de alambique. O evento é um verdadeiro hub de negócios e conexões, envolvendo produtores, distribuidores, lojistas, exportadores, pesquisadores e apreciadores.

Conforme o idealizador da Expocachaça, José Lúcio Mendes, o evento vem crescendo a cada ano, mostrando a relevância da produção das cachaças de alambique, cervejas especiais e dos doces de Minas Gerais.

“Quando criei a Expocachaça o objetivo era mostrar como a cadeia produtiva funciona para as pessoas entenderem como a fabricação da cachaça é importante. Isso foi fundamental para reduzir o preconceito contra a bebida. Com o passar dos anos, o evento se consolidou e aproveitei isso para ancorar outras produções. Assim, foram criadas a BrasilBier, feira das cervejas especiais, e a Minas + Doce, com os doces mineiros. O resultado é muito positivo, levando visibilidade e desenvolvimento para as cadeias”.

Ainda conforme Mendes, nesta edição, a expectativa é que os negócios ao longo e no pós feira somem cerca de R$ 30 milhões. Além das vendas para os consumidores finais, durante a Expocachaça são fechados e prospectados negócios com supermercados, distribuidoras, entre outros. 

“O evento é um momento importante para que os produtores conheçam as inovações e invistam em equipamentos e insumos. É o espaço onde os produtores fecham parcerias. Nossa estimativa é que as vendas no atacado, varejo e no pós feira movimente em torno de R$ 30 milhões”.

Cervejas artesanais e doces em evidência na Expocachaça 

Além da cachaça de alambique, quem visitar a Expocachaça conhecerá a diversidade das cervejas especiais, dos doces mineiros e das opções que harmonizam com os produtos, como queijos, vinhos, azeites, entre outros. 

Neste ano, a BrasilBier, ancorada na Expocachaça desde 2017, chega à 18ª edição como espaço dedicado às cervejarias artesanais brasileiras. O espaço oferece degustações, harmonizações e oportunidades de negócio em um ambiente que promove cultura cervejeira, diversidade e empreendedorismo. O público poderá vivenciar experiências com IPAs, sours, lagers, stouts e outros estilos que mostram a qualidade e a criatividade das cervejarias mineiras

A 3ª Minas + Doce: Tradição e inovação da doçaria mineira é um evento que celebra a riqueza e a diversidade da doçaria mineira, envolvendo a produção de doces artesanais, quitandas, queijos minas artesanais, licores, cachaças, azeites e vinhos. Nesta edição, o evento ocupa um espaço ainda mais estruturado  e com cerca de 40 estandes criteriosamente selecionados. “Começamos com apenas 12 estandes, dentro da Expocachaça, de forma experimental. Mas a parceria entre a doçaria e a cachaça deu muito certo e o projeto cresceu”, ressalta Mendes.

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