Mapa regulará produção e distribuição no País

São Paulo – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai regular a produção e distribuição dos produtos processados de origem vegetal, para proporcionar a coexistência junto aos produtos de origem animal, disse a pasta nesta semana.
“Temos plena convicção da coexistência das duas fontes. Ambas vão crescer e há espaço para ordenar esse mercado enquanto ele está crescendo”, disse o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério, Glauco Bertoldo.
“O mercado precisa ser regulado para que a concorrência entre os produtos possa ser justa”, acrescentou, sem fornecer mais detalhes sobre como será realizada a regulação do segmento.
Os processados vegetais são produtos compostos unicamente por matérias-primas de origem vegetal que buscam espelhar características (organolépticas e nutricionais) de produtos de origem animal.
O mercado de plant-based foi debatido por técnicos do setor público e da iniciativa privada na programação do Sedagro (Seminário sobre Defesa Agropecuária). Os especialistas informaram que não haverá proteína animal suficiente para alimentar a população mundial dentro de alguns anos.
“O Brasil deve se destacar também no mercado de proteína de base vegetal. Seria um desperdício o País não ser referência nisso também”, disse Bertoldo.
Ouça a rádio de Minas