Agronegócio

Marca Agro do Brasil vai promover setor no País e no exterior

Projeto é da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agrícola, em conjunto com diversas entidades, e quer aproximar o campo da cidade
Marca Agro do Brasil vai promover setor no País e no exterior
Estão sendo desenvolvidas várias ações e conteúdos serão direcionados para crianças, jovens e adultos | Crédito: Divulgação ABMRA

Com o objetivo de melhorar e consolidar a imagem do agronegócio brasileiro no mercado nacional e internacional, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agrícola (ABMRA), em conjunto com diversas entidades ligadas ao setor, está desenvolvendo e lançará a marca “Agro do Brasil”. O projeto quer aproximar o campo da cidade e valorizar o agronegócio brasileiro. Atualmente, o projeto “Marca Agro do Brasil” está em fase de captação de recursos, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2025.

O presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, explica que o agro brasileiro avançou expressivamente em diferentes áreas nas últimas décadas. Com diversos investimentos, o País deixou de ser um importador de alimentos e se tornou um dos líderes globais do agronegócio. Apesar dos avanços em várias áreas, a comunicação do setor não acompanhou o ritmo e precisa avançar. 

“Foram realizados grandes investimentos em tecnologia e produtividade, além de avanços significativos em sustentabilidade. No entanto, a comunicação não recebeu a mesma atenção”, explica Nicodemos.

Conforme ele, o setor ainda não construiu uma marca forte e essa falha na comunicação se tornou um problema sistêmico, conhecido há muito tempo por todos que atuam na cadeia produtiva: “Embora haja um consenso sobre a necessidade de estabelecer uma política de comunicação eficaz, que dialogue com a sociedade brasileira, até recentemente não havia uma iniciativa estruturada com um olhar estratégico”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Diante dIsso, a ABMRA tem apoiado e trabalhado para viabilizar o projeto Marca Agro do Brasil desde 2021. “O projeto é uma iniciativa voltada para orientar o posicionamento e a construção da marca do setor. Esse projeto, baseado em estudos confiáveis, como a pesquisa “Percepções Sobre o Agro: O Que Pensa o Brasileiro”, tem como principal objetivo estimular sentimentos de admiração e orgulho no povo brasileiro, tornando o agro uma paixão nacional”, explica.

A marca poderá ser aplicada e franqueada para todos os produtos com origem no campo. Com o lançamento, serão disponibilizados selo e o QR Code. A marca não será exclusiva para alimentos, uma vez que o projeto contempla diversas categorias, como vestuário, healthcare e outras ligadas ao universo agro.

Ações do projeto “Marca Agro do Brasil”

O projeto “Marca Agro do Brasil” conta com diversas ações e terá início com a criação de um Hub de Conteúdos, formado por profissionais de jornalismo e comunicação. Conforme a ABMRA, o hub será responsável por pesquisar a história do setor, coletar informações e dados de fontes confiáveis como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Cepea e associações de produtores.

Todo o material será transformado em conteúdos acessíveis para três públicos distintos: crianças, jovens e adultos. O trabalho voltado para os três tipos de público é essencial. Conforme os dados da pesquisa “Percepções sobre o Agro: O que pensa o Brasileiro”, que entrevistou 4.215 pessoas, sete a cada 10 brasileiros têm uma posição positiva e estão solícitos a ouvir as histórias do setor. No entanto, 30% se dizem propensos a boicotar o agro, e destes, 51% são jovens com idades entre 15 e 29 anos.

Para a marca Agro do Brasil chegar ao público alvo, o hub contará com um especialista em metodologia educacional, que ajudará a adaptar o formato das informações para cada faixa etária. As histórias de evolução e conquistas do agro serão narradas com base em fontes seguras, destacando também os avanços do setor em sustentabilidade.

Após a estruturação do Hub de Conteúdos, as ações se desdobrarão em diversas vertentes, desde a promoção de atividades e palestras em escolas, passando também por universidades de jornalismo, treinamentos, campanhas em shopping até a divulgação massiva nos meios de comunicação. 

“Será um projeto abrangente, levando a mensagem do agro ao dia a dia da população urbana”, disse o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas