Massa de ar frio pode favorecer ocorrência de geadas no Sudeste

Uma intensa massa de ar frio deverá atingir grande parte do Brasil a partir de domingo (15), causando acentuada queda de temperatura em parte da região Sul. A partir do dia (16), a massa de ar frio avança rapidamente pelas demais áreas do Sul, chegando ainda às regiões Centro-Oeste e Sudeste e, até a noite deste dia, poderá atingir, inclusive, os estados de Rondônia e Acre.
Durante este período, as temperaturas poderão cair em torno de 10°C (queda entre a temperatura mínima de um dia comparada à temperatura mínima do dia anterior), especialmente na região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês (o primeiro ocorreu entre os dias 4 e 5 de maio).
A tendência é de condições favoráveis à formação de geada ampla na região Sul e em pontos do sul de Mato Grosso do Sul e da Região Sudeste, entre os dias 17 e 23 de maio. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos, e atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.
Além dos alertas emitidos pelo Inmet, o Sisdagro – Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária – possui uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de 5 dias. O Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou no link http://sisdagro.inmet.gov.br/. (Com informações do Mapa)
Ouça a rádio de Minas