Megaleite 2025 supera expectativas com movimentação de cerca de R$ 300 milhões

Com vários acordos internacionais firmados, a 20ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), realizada de 10 a 14 de junho, no Parque da Gameleira, na Capital, confirmou a valorização da genética leiteira selecionada no Brasil tanto no mercado nacional quanto internacional. A maior exposição de pecuária leiteira da América Latina superou as projeções de negócios previstas anteriormente.
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, organizadora da Megaleite, estima que a exposição movimentou, em 2025, cerca de R$300 milhões com a venda de bovinos, equipamentos, máquinas, utilitários, produtos lácteos, além de diversos outros serviços e produtos. Esse montante é 20% superior ao registrado em 2024. Foram realizados 11 leilões e shoppings, três a mais que no ano anterior. Cerca de 125 empresas expuseram seus produtos em estandes na Megaleite, incluindo o Festival do Queijo Artesanal de Minas (FQAM), que este ano também foi no Parque da Gameleira. Durante os dias do evento, 90 mil pessoas passaram por lá.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Prazo para 1ª etapa de vacinação contra brucelose
Produtores rurais mineiros têm até o dia 30 de junho para vacinar as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade contra a brucelose, doença grave que pode afetar não só os animais, mas também os seres humanos. O alerta é do IMA, responsável por executar no Estado o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A vacinação é obrigatória e deve ser realizada por médicos veterinários ou vacinadores cadastrados no instituto, já que o imunizante é uma vacina viva atenuada e exige cuidados especiais durante a aplicação. Após a vacinação, o produtor tem até o dia 10 de julho para declarar a imunização junto ao órgão.
Inscrições para Concurso de Qualidade das Cachaças
Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras, que devem ser feitas nos escritórios locais da Emater-MG.
A novidade é a criação da categoria “Produtor Atacadista”, que é aquele que produz, acondiciona e comercializa bebida a granel e que possui registro para as atividades de Produtor e Atacadista de cachaça. Caso o município do produtor interessado não tenha Emater, basta ligar para (31) 3349-8120 e saber qual é o escritório mais próximo. O primeiro concurso, que foi realizado no ano passado, foi um sucesso. A inscrição é gratuita e vai até o dia 25 de julho. O regulamento completo está disponível no site da Emater-MG.
Ouça a rádio de Minas