Megaleite e o Festival do Queijo Artesanal de Minas vão movimentar Belo Horizonte

Maior produtor de leite do País e referência na produção de queijo artesanal, Minas Gerais, ao longo da semana, será palco de importantes eventos do setor. No Parque de Exposições Bolivar de Andrade, conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, acontece, desta terça-feira (10 de junho) a 14 de junho, a Megaleite, maior evento da pecuária leiteira da América Latina. O Parque da Gameleira também sedia, de 12 a 14 de junho, a 7 ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. Os eventos são importantes para mostrar a pujança da pecuária de leite do Estado.
Reunindo a melhor genética leiteira, a Megaleite é a oportunidade dos produtores investirem na melhoria do rebanho. O evento, este ano, contará com mais leilões e reúne diversos fornecedores de insumos. A expectativa é movimentar em negócios cerca de R$ 250 milhões.
“A Megaleite é o principal evento da pecuária de leite da América Latina. Nela, o produtor tem a oportunidade de conhecer a melhor genética, apresentar a evolução do rebanho e fazer negócios. O evento reúne também os principais fornecedores do setor, incluindo, as empresas de genética, que fazem promoções exclusivas para o evento. É o momento para o pecuarista de leite investir na produção”, explicou o superintendente executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) – entidade organizadora do evento -, Celso Menezes.
Megaleite terá mais leilões
Cerca de 1.500 exemplares das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandesa, Guzerá, Guzolando e Jersey participarão da Megaleite. O evento esse ano contará com mais leilões, sendo uma oportunidade interessante para adquirir animais de genética superior de várias raças leiteiras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Serão realizados 10 leilões, dois a mais que a edição anterior, e shopping de animais ao longo da feira, com a oferta de exemplares de alto valor genético das raças Girolando, Gir Leiteiro e Guzerá.
Uma das novidades da Megaleite é o lançamento da plataforma “Mercado Girolando”, onde produtores também poderão comprar animais. A plataforma foi desenvolvida pela Girolando em parceria com a empresa Superbid Exchange. A ferramenta, que é voltada para a comercialização de animais Girolando registrados, tem o objetivo oferecer uma alternativa moderna de comercialização para criadores da Girolando. A solução foi pensada para atender às necessidades, principalmente, dos produtores que encontram dificuldades em vender seus animais em leilões.
O primeiro evento da plataforma será o 1º Shopping Girolando do Mercado Girolando que acontecerá durante todos os dias da Megaleite.
O evento conta com competições de animais em julgamento e torneio leiteiro, cursos e treinamentos. Há ainda, lançamentos como o Anuário do Leite da Embrapa Gado de Leite e a publicação do sumário de touros e fêmeas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando.
Festival do Queijo Artesanal de Minas
Junto à Megaleite, acontece a 7ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. De 12 a 14 junho, os visitantes poderão conhecer os diversos queijos produzidos em 15 regiões do Estado, incluindo a região produtora do Queijo Cabacinha, típico do Vale do Jequitinhonha. Promovido pelo Sistema Faemg Senar e pelo Sebrae Minas, o festival valoriza os produtores locais, estimula o consumo de queijos artesanais e fortalece a identidade gastronômica de Minas Gerais.
A expectativa em relação ao evento é positiva. Na última edição foram comercializadas em torno de 6 toneladas de queijos, vindos de mais de 60 produtores de todo o Estado.
No Festival serão em torno de 15 estandes, reunindo a produção dos vários queijos de Minas Gerais. Entre as regiões presentes estão Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serra de Piedade ao Caraça, Serro, Triângulo Mineiro, Serras Ibitipoca, Alagoa, Mantiqueira de Minas, Serra Geral e Vale do Jequitinhonha, com o queijo cabacinha.
Assim como nas edições anteriores, o evento terá a Cozinha Show. Nela, chefs renomados preparam pratos ao vivo com os queijos artesanais. Há ainda oficinas sobre harmonização, conservação, maturação e outras curiosidades do mundo do queijo.
Ouça a rádio de Minas