Agronegócio

MG no topo do ranking nacional de consumo de carne suína

Estado atingiu impressionantes 27,4 kg per capita de consumo em 2025. Confira também outros destaques do Agronegócio
MG no topo do ranking nacional de consumo de carne suína
Crédito: Divulgação HB audiovisual

Minas Gerais acaba de bater um novo recorde que reafirma a paixão pela carne suína: o Estado atingiu impressionantes 27,4 kg per capita de consumo em 2025, segundo dados atualizados do IBGE. Com isso, permanece como líder absoluto no Brasil, deixando para trás a média nacional de 20,5 kg per capita. De acordo com o presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Donizetti Couto, os números são “fruto de anos de investimento em qualidade de produção, informação e aproximação com o consumidor final”.

De acordo com o Panorama Econômico da Suinocultura Mineira – Ano-base 2024, são 3.784.904 cabeças de suínos, com produção de 594,1 mil toneladas de carne. Aponta também que o Valor Bruto da Produção (VBP) do setor atingiu R$ 6,8 bilhões no ano passado, com 200 mil empregos diretos e indiretos. Os principais polos produtivos são as seguintes regiões: Central, Centro-Oeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas, Triângulo, Sul e Zona da Mata.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

90ª Expozebu: recorde também em visitação estrangeira

A 90ª ExpoZebu voltou a reforçar a relevância da feira como o principal evento da pecuária zebuína do mundo. No decorrer da programação, entre 26 de abril e 4 de maio, o Salão Internacional do Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu um número recorde de visitantes estrangeiros, resultando em novos negócios e oportunidades para a expansão do Zebu para além das fronteiras.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Departamento Internacional da (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) contabilizou 729 visitantes de 37 países – crescimento de 36% sobre as 538 visitas de 34 países registradas na edição do ano passado.

Fundação Procafé: Dias de Campo em Varginha

Cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes da área da cafeicultura têm um encontro marcado nos dias 21 e 22 de maio, em Varginha, no Sul do Estado para os Dias de Campo da Fundação Procafé. Com uma expectativa de reunir cerca de 3 mil participantes, o evento será realizado na Fazenda Experimental de Varginha e promete ser uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências no setor.

Colheita de café
Crédito: Douglas Wilker / Casa da Comunicação Franca

Com foco na apresentação de novas tecnologias para otimização do manejo dos cafezais, os Dias de Campo abordarão temas como: novos tipos de mudas de café, efeito de diferentes épocas de colheita na produtividade do cafeeiro, competição de cultivares e quebra da safra 2025. Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita pelo link e levar, no dia do evento, 1 quilo de alimento não perecível.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas