MG no topo do ranking nacional de consumo de carne suína

Minas Gerais acaba de bater um novo recorde que reafirma a paixão pela carne suína: o Estado atingiu impressionantes 27,4 kg per capita de consumo em 2025, segundo dados atualizados do IBGE. Com isso, permanece como líder absoluto no Brasil, deixando para trás a média nacional de 20,5 kg per capita. De acordo com o presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Donizetti Couto, os números são “fruto de anos de investimento em qualidade de produção, informação e aproximação com o consumidor final”.
De acordo com o Panorama Econômico da Suinocultura Mineira – Ano-base 2024, são 3.784.904 cabeças de suínos, com produção de 594,1 mil toneladas de carne. Aponta também que o Valor Bruto da Produção (VBP) do setor atingiu R$ 6,8 bilhões no ano passado, com 200 mil empregos diretos e indiretos. Os principais polos produtivos são as seguintes regiões: Central, Centro-Oeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas, Triângulo, Sul e Zona da Mata.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
90ª Expozebu: recorde também em visitação estrangeira
A 90ª ExpoZebu voltou a reforçar a relevância da feira como o principal evento da pecuária zebuína do mundo. No decorrer da programação, entre 26 de abril e 4 de maio, o Salão Internacional do Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu um número recorde de visitantes estrangeiros, resultando em novos negócios e oportunidades para a expansão do Zebu para além das fronteiras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Departamento Internacional da (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) contabilizou 729 visitantes de 37 países – crescimento de 36% sobre as 538 visitas de 34 países registradas na edição do ano passado.
Fundação Procafé: Dias de Campo em Varginha
Cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes da área da cafeicultura têm um encontro marcado nos dias 21 e 22 de maio, em Varginha, no Sul do Estado para os Dias de Campo da Fundação Procafé. Com uma expectativa de reunir cerca de 3 mil participantes, o evento será realizado na Fazenda Experimental de Varginha e promete ser uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências no setor.

Com foco na apresentação de novas tecnologias para otimização do manejo dos cafezais, os Dias de Campo abordarão temas como: novos tipos de mudas de café, efeito de diferentes épocas de colheita na produtividade do cafeeiro, competição de cultivares e quebra da safra 2025. Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita pelo link e levar, no dia do evento, 1 quilo de alimento não perecível.
Ouça a rádio de Minas