Agronegócio

Governo de Minas busca parceria para expandir florestas plantadas junto a pequenos produtores

O objetivo é ampliar as florestas em 80 mil hectares até 2030
Governo de Minas busca parceria para expandir florestas plantadas junto a pequenos produtores
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

O estímulo ao aumento das florestas plantadas em Minas Gerais, principalmente através dos pequenos produtores, é uma das ações que a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Seapa) tem promovido para atender às metas do Plano Estadual de Ação Climática de Minas Gerais (PLAC-MG). O plano estabelece diretrizes, metas e ações concretas para tornar Minas Gerais um território mais resiliente, justo e com emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) neutras até 2050.

Conforme o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o objetivo é ampliar as florestas em 80 mil hectares até 2030. Para isso, a Seapa está buscando parcerias com as empresas da iniciativa privada para que a expansão ocorra junto a produtores de pequeno e médio portes. Em Minas Gerais, cerca de 40% das florestas plantadas estão concentradas em propriedades de pequenos e médios produtores rurais.

“Fizemos uma parceria muito importante com a Aperam e vamos iniciar um projeto piloto na região do Jequitinhonha”, disse Fernandes, referindo-se à produtora de aço com usina localizada em Timóteo, no Vale do Aço.

A superintendente de Fomento Florestal da secretaria, Taiana Guimarães Arriel, explica que o trabalho em conjunto com a Aperam inclui a doação, por parte da empresa, de mudas e insumos capazes de cobrir cerca de 1 mil hectares. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) será a responsável por orientar e acompanhar os produtores rurais. O projeto terá duração próxima a sete anos e a produção será comprada pela Aperam.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Projeto de Fomento Florestal

“Precisamos aumentar a área de floresta plantada até 2030 e a Seapa, dentro do Projeto de Fomento Florestal, está buscando parceiros para atingir a meta. Uma que já topou, com cerca de 1 mil hectares, é a Aperam. O Estado entrará com a governança e apoio técnico da Emater-MG na assistência continuada e a empresa com mudas e insumos”, disse Taiana.

A implantação das florestas nas propriedades acontecerá em áreas já exploradas com a atividade agropecuária ou em pastagens degradadas. A ideia é que a atividade seja introduzida como uma diversificação de cultura e renda.

“Além da assistência técnica, os produtores envolvidos também receberão informações para a maior conscientização ambiental e participarão de programas sócios educativos. Isso é importante porque a produção florestal fica sete anos no campo. Estamos fechando as parcerias e esperamos, até o final do ano, conseguir pelo menos viabilizar os 80 mil hectares”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas