Minas destina R$ 20 milhões para fortalecer pesquisas agropecuárias

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou a Chamada 12/2024, com o objetivo de fortalecer e consolidar a pesquisa agropecuária em Minas Gerais por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O edital prevê um investimento de R$ 20 milhões, direcionado ao avanço do sistema de ciência, tecnologia e inovação no setor agropecuário mineiro.
As propostas devem ser submetidas até o dia 23 de setembro de 2024, por meio do Sistema Everest, e podem concorrer em duas categorias de financiamento:
- a primeira destinada a doutores proponentes da Epamig,
- e a segunda para Redes de Pesquisa Colaborativa, envolvendo, no mínimo, três doutores em parceria com outras instituições científicas, tecnológicas e de inovação do Estado.
Essa iniciativa faz parte da Lei 24.821, que atualiza a distribuição dos recursos destinados à Fapemig, assegurando o repasse de no mínimo 1% da receita corrente ordinária do Estado.
Desses recursos, pelo menos 40% devem ser aplicados em programas e projetos de ciência, tecnologia e inovação conduzidos por instituições estaduais, com 20% do valor total direcionado ao custeio de programas específicos da Epamig.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Impulso para a cadeia produtiva agrícola
A Chamada 12/2024 é vista como um impulso estratégico para a pesquisa científica e tecnológica no setor agropecuário, reforçando a importância da Epamig na transferência de tecnologias inovadoras para o setor produtivo. A medida visa não apenas fomentar a pesquisa, mas também fortalecer a cadeia produtiva agrícola, essencial para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
O edital reflete o compromisso do governo mineiro com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a ciência e a inovação, alinhando-se aos objetivos estratégicos de crescimento sustentável e competitividade do estado no cenário agropecuário nacional.
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas