Agronegócio

Minas é o segundo maior distribuidor de insumos agropecuários do País

Setor no Estado gerou receita de R$ 31,7 bilhões em 2022, representando cerca de 22% do mercado nacional
Minas é o segundo maior distribuidor de insumos agropecuários do País
Foto: Abiove/Divulgação

Minas Gerais se consolida cada vez mais como um dos principais mercados de distribuição de insumos agropecuários do Brasil. O setor no Estado registrou uma receita de R$ 31,7 bilhões em 2022, figurando como o segundo maior mercado do setor. Os dados são 8ª Pesquisa Nacional da Distribuição da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

No ano passado, Minas Gerais representou 22% do mercado brasileiro de insumos, ficando atrás apenas de Mato Grosso, que obteve 23% de participação. Em terceiro lugar, apareceu o estado do Paraná, com 14% de participação.

Em âmbito nacional, o mercado de distribuição de insumos agropecuários gerou ao setor R$ 145,3 bilhões em faturamento ao longo de 2022. Dentro desse volume de faturamento, a área de insumos representou R$ 105 bilhões, enquanto a comercialização de grãos alcançou R$ 40,3 bilhões. Esses números representam 75% do mercado total de distribuição de insumos agropecuários em todo o País.

Soja e milho lideram comercialização no setor

A cultura da soja também se destacou neste mercado em 2022, representando 55% do total do montante de grãos comercializados. Em seguida, o milho, em 2ª safra, com 20% de participação. Os defensivos agrícolas foram os principais segmentos, abarcando 46% do mercado de insumos, seguidos por fertilizantes com 26%, e sementes com 17%.

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Na atuação dos distribuidores, 29% dos agentes trabalharam nesse segmento, com destaque para a venda de 15,9 milhões de toneladas de soja e 8,2 milhões de toneladas de milho. Os estados com maior participação foram Mato Grosso, com 35%, Paraná e Santa Catarina, com 32%. Já Minas Gerais aparece na sequência, com 29%.

Aberturas de novas unidades de distribuição

No ano passado, foram abertas 283 novas unidades de distribuição, representando um aumento de 15% em relação a 2021. Os distribuidores têm planos ambiciosos para o futuro e a expectativa de inaugurar 894 novas lojas nos próximos três anos. Esse cenário reflete o interesse crescente das empresas com faturamento entre R$ 100 milhões e R$ 600 milhões em expandir suas operações.

Os números, aliás, também evidenciam o compromisso socioambiental do setor. Em 2022, o número de colaboradores aumentou em 12%, com a adição de 35 mil novos profissionais na distribuição.

Além disso, mais de 500 mil pessoas constam beneficiadas por iniciativas sociais promovidas pelos distribuidores. No âmbito ambiental, cerca de R$ 35 milhões estão já investidos em projetos, demonstrando o engajamento do setor em práticas sustentáveis.

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