Minas Láctea 2024 reúne cadeia laticinista

A Minas Láctea 2024, um dos principais eventos do setor laticinista da América Latina, é referência na divulgação de tecnologias para a indústria de leite e derivados, na apresentação de novos produtos e equipamentos e maquinários. Este ano, a Minas Láctea acontecerá entre os dias 16 (terça-feira) e 18 de julho (quinta-feira), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A Minas Láctea tem cinco sub-eventos. No Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) estará reunida a parte científica, que conta com o Congresso Nacional de Laticínios, a Semana do Laticinista e o Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Já no Expominas de Juiz de Fora acontecerá a parte de negócios. Lá estarão as exposições de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).
O evento reúne produtores, representantes da indústria, empresas de máquinas, embalagens e insumos para o setor laticinista, visitantes, pesquisadores e estudantes.
Conforme o chefe-geral da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais ILCT (Epamig ILCT), Sebastião Tavares de Rezende, o evento é um marco para a cadeia laticinista e o momento em que são discutidas as pesquisas científicas, conhecidos os melhores produtos de 14 categorias e também o momento de conhecer as inovações, investir e trocar experiências.
“A Minas Láctea é referência na América Latina. Temos três eventos que são voltados para a parte científica, para a tecnologia, onde há diversas palestras, cursos e o congresso. Estes eventos são importantes para que os agentes do setor se atualizem sobre as pesquisas desenvolvidas, os avanços científicos e se atualizem quanto às tecnologias na área de leite e derivados”.
Ainda conforme Rezende, no evento também há espaço para investimentos. “Também temos a parte de máquinas e equipamentos, onde estão reunidas as principais inovações para o setor, sendo uma oportunidade para investimentos. Além disso, há o concurso de produtos lácteos que elege os melhores produtos de 14 categorias”, explicou.
Expomaq movimenta cerca de R$ 500 milhões durante a Minas Láctea
Um dos eventos mais importantes que compõem a Minas Láctea é a 47ª edição da Expomaq. A feira de máquinas, equipamentos e insumos para o setor, que acontece a cada dois anos, movimenta mais de R$ 500 milhões em negócios. São diversos expositores que levam para o evento o que há de mais inovador para o setor.
“Todos os espaços disponibilizados para a Expomaq venderam rapidamente. A exposição é importante para a evolução tecnológica dos laticínios. É uma vitrine para os pequenos, médios e grandes empresários que querem investir. O evento é importante porque as inovações surgem muito rápido, é uma oportunidade de troca de experiências e para fazer parcerias e negócios”.
A 47ª Expomaq reúne empresas do segmento laticinista do Brasil e do exterior para apresentarem novidades em maquinários, embalagens e insumos para a indústria de laticínios. Sendo, assim, uma ótima oportunidade para conhecer o funcionamento e aplicabilidade de inovações, prospecção de negócios e concretização de vendas.
Concurso elege os melhores lácteos
Durante a Minas Láctea, também haverá o 47º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), com julgamento de produtos de 14 categorias nos dias 16 e 17 de julho. O evento será no Instituto Laticínios Cândido Tostes e o resultado será divulgado no dia 18 de julho, no encerramento do Minas Láctea.
As avaliações do CNPL serão fechadas ao público. A principal novidade desta edição é a adição de categorias que contemplam queijos de leite de cabra.
“O concursos é muito tradicional e consagrador para quem ganha. Os produtos lácteos são avaliados por jurados especializados. São analisados o aspecto do produtos, a cor, textura, aroma, consistência e sabor. São premiados os três melhores de cada categoria. Quem recebe a premiação tem o trabalho reconhecido e se destacam no mercado”, disse Rezende.
Ao todo, cerca de 100 empresas cadastraram-se no concurso e serão mais de 300 produtos concorrendo.
Ouça a rádio de Minas