Agronegócio

Após 24 xícaras, mineiro vence campeonato mundial de degustação de café

Dionathan de Almeida conquistou o campeonato ao disputar com 42 adversários de diferentes nacionalidades; o título veio com 10 segundos de vantagem do segundo colocado
Atualizado em 22 de abril de 2024 • 18:06
Após 24 xícaras, mineiro vence campeonato mundial de degustação de café
Dionathan iniciou sua jornada no mundo do café aos 16 anos, trabalhando na lavoura em Três Pontas ao lado de seus pais | Crédito: BSCA/Divulgação

Ao provar 24 xícaras de cafés – e identificar todos eles – em apenas 2 minutos e 19 segundos, o degustador Dionathan de Almeida, de Três Pontas, no Sul de Minas, conquistou o topo do pódio do campeonato internacional Cup Tasters 2024, consagrando-se como o primeiro brasileiro a levar o título durante o prestigiado mundial de degustação de cafés.

A disputa aconteceu durante a Specialty Coffee Expo, em Chicago, nos Estados Unidos.

Com habilidade e velocidade, Dionathan identificou corretamente todas as bebidas nas oito rodadas, que totalizam 24 xícaras. “Agradeço demais a Deus por essa oportunidade e a todos que fizeram parte dessa história”, comemorou o mineiro.

Na prática, o regulamento da disputa estabelece de forma estratégica o posicionamento de duas amostras de café em oito rodadas com três xícaras em cada. O degustador que tiver mais acertos ao identificar os cafés em menos tempo garante o prêmio.

Dionathan conta que as experiências de uma jornada vivida em cafezal o ajudaram a se tornar um degustador com paladar acentuado. “O Brasil tem muitos cafés diferentes. Quando bebemos, é como se estivéssemos em outros países no mesmo território. Por isso, o treino é importante para ir entendendo cada minúcia entre uma bebida e outra, mesmo que elas sejam quase nada diferentes”, explica.

O degustador mineiro superou 42 adversários, sendo dois deles com históricos de alta performance em campeonatos e que, neste concurso, concluíram a prova com poucos segundos de diferença. São eles:

  • o alemão Aurore Ceretta, com 2 minutos e 29 segundos de prova;
  • e o neozelandês Han Jong Lee, com 2 minutos e 51 segundos.

Antes de conquistar o pódio do mundial, Dionathan já havia demonstrado sua capacidade de degustação no Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, onde provou um total de 96 xícaras de café, garantindo sua vaga para a competição internacional.

É que o campeonato brasileiro realizado pelo Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), em parceira com a ApexBrasil por meio do projeto “Brazil The Coffee Nation“, serve como seletiva para que o campeão represente o Brasil no mundial, que é o caso de Dionathan.

Dionathan superou 42 adversários durante o campeonato mundial realizado no Specialty Coffee Expo | Crédito: BSCA/Divulgação

Conheça a história do maior degustador de cafés do mundo

Nascido e criado em meio às lavouras de café de Três Pontas, Dionathan iniciou sua jornada no mundo do café aos 16 anos, trabalhando ao lado de seus pais em diversas funções, desde a secagem até a colheita e manutenção do café.

A paixão pelos grãos o levou a se especializar em cafés especiais, área em que agora se destaca não somente no Brasil, mas também no cenário internacional. Mas nos eventos competitivos de prova de café, o mineiro não é uma exceção, pois faz parte de uma tendência crescente de profissionais brasileiros que vêm se destacando em competições internacionais de café.

Em 2023, por exemplo, Boram Julio venceu a final do World Barista Championship (WBC), na Grécia. Já em 2024, Rubens Vuolo, do Mato Grosso, venceu a final do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup, realizado em Curitiba.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas